Vantagens da instalação de painéis solares na sua segunda residência

A instalação de painéis solares na sua segunda residência tem muitas vantagens, nomeadamente do ponto de vista ambiental. Ter uma segunda casa, seja num ambiente rural ou costeiro, significa que tem de lidar com o inconveniente de ter de manter o fornecimento de eletricidade mesmo quando não está presente na propriedade. Isto significa que as contas de eletricidade não param de chegar.

Nalguns casos, a solução mais comum é reduzir a potência contratada, mas isso acarreta problemas adicionais, como não ter água quente suficiente ou não poder utilizar o ar condicionado porque um maior consumo de energia faz disparar o diferencial.

Por esta razão, cada vez mais proprietários com segundas residências optam por instalar painéis solares, uma solução que lhes permite reduzir a fatura sem ter de ficar sem energia.

O que são os painéis solares?

Os painéis solares são sistemas tecnológicos que convertem a energia do sol em energia elétrica. Para o efeito, captam a radiação solar tirando partido do efeito fotovoltaico.

Também são conhecidos por outros nomes, sendo os mais comuns painéis solares ou painéis fotovoltaicos.

Os painéis são compostos por células solares, geralmente de silício, que geram eletricidade quando os fotões de luz atingem a sua superfície.

Ao ligar estas células em série e em paralelo num painel solar, a potência e a tensão de saída são aumentadas.

Painéis solares na segunda residência

Quais são as vantagens da instalação de painéis solares numa segunda residência?

As vantagens da instalação de painéis solares em residências secundárias são muito atraentes do ponto de vista ambiental e económico.

Menor impacto ambiental

Cada vez mais pessoas estão a comprometer-se com a sustentabilidade, instalando painéis solares, tanto nas suas casas habituais como nas segundas residências.

Uma das principais razões para tal é o facto de a energia solar ser uma fonte ilimitada e ajudar os proprietários a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e a cuidar do ambiente.

Mais potência

É comum que as segundas residências tenham um consumo de energia mais baixo, especialmente porque ninguém vive lá durante grande parte do ano. No entanto, essa energia pode ser insuficiente quando se vai ligar a máquina de lavar roupa, pôr a máquina de lavar loiça a funcionar ou ligar o micro-ondas.

Por isso, uma instalação de painéis solares na sua segunda residência pode ser utilizada para juntar a energia gerada pelos painéis à energia previamente contratada, obtendo assim a energia necessária sem ter de aumentar o custo.

Poupança na sua fatura de eletricidade

O preço dos painéis tem vindo a baixar nos últimos anos e a energia solar é uma das fontes mais económicas e com maior potencial que existe.

Ao instalar painéis solares na sua segunda residência, pode mesmo chegar a poupar 65-70% na sua fatura de eletricidade.

Baixa manutenção e elevada durabilidade

Outra vantagem da instalação de painéis solares numa segunda residência é a manutenção mínima necessária e a durabilidade que oferecem.

Neste sentido, com uma vida útil de aproximadamente 25 anos, podemos amortizar o investimento e ter à nossa frente muitos anos de energia renovável e poupança na fatura. É por isso que se diz que os painéis solares são rentáveis a longo prazo.

Revalorização do imóvel

As casas com sistemas de energia solar podem aumentar o seu valor em 3-4% em comparação com os espaços residenciais com sistemas de eletricidade convencionais.

Assim, a eficiência energética é cada vez mais valorizada na compra de um imóvel, e a instalação de painéis solares pode aumentar o preço.

Utilização de energias renováveis

A utilização de energias renováveis, como a solar, é fundamental para reduzir as emissões de CO2 e atenuar as alterações climáticas. Optar por painéis solares na sua segunda residência permite-lhe contribuir ativamente para a utilização de fontes de energia limpas e sustentáveis.

Possibilidade de vender o excedente

Tenha em mente que ao instalar painéis solares em segundas residências existe a possibilidade de vender o excedente de energia gerado pelo autoconsumo.

De acordo com o Decreto-Lei 162/2019, pode vendê-la e receber uma compensação acordada com a empresa distribuidora de eletricidade.

Lembre-se que os regulamentos distinguem entre dois tipos de autoconsumo: sem excedentes e com excedentes.

Como é que as horas de luz do dia e a radiação influenciam a criação de energia solar?

As horas de luz do dia e a radiação solar são fatores chave para a criação de energia solar. Portugal é um país com um elevado número de horas de luz do dia por ano, cerca de 4.456, o que faz com que a instalação de painéis fotovoltaicos seja um investimento rentável para residências normais, segundas residências e indústrias.

Por conseguinte, antes de investir num sistema de autoconsumo solar, é aconselhável verificar as horas de luz do dia anualmente na localização específica da sua segunda residência e discutir com um especialista o número ideal de painéis solares necessários.

Como pode transformar o seu excedente solar em poupanças na sua fatura de eletricidade?

A instalação de painéis solares na sua segunda residência pode proporcionar-lhe poupanças significativas na sua fatura de várias formas, como se indica a seguir.

  • Gerar energia gratuita, uma vez que os painéis solares captam a luz solar e convertem-na em eletricidade.
  • Ter autoconsumo com excedentes e receber créditos pela energia excedente que gera e devolve à rede.
  • Reduzir a quantidade de eletricidade que precisa de comprar à rede através do autoconsumo.
  • Recorrer mais à energia solar do que à rede, o que lhe permite reduzir as suas tarifas.

Com o aumento do número de instalações de painéis solares, tanto em residências normais como em segundas residências, as alternativas para poupar de forma cómoda e eficiente os excedentes têm vindo a evoluir para responder às necessidades dos utilizadores.

Graças a avanços como a Bateria Virtual da Repsol, pode armazenar em euros todos os excedentes de energia gerados pelos seus painéis solares. Este dinheiro acumulado pode ser utilizado para reduzir as faturas futuras.

Publicado em