
As regras de instalação para cozinhas a gás natural estipulam que esta deve ser efetuada por um técnico autorizado que emite um certificado de instalação.
Drenar um circuito de radiadores pode tornar-se uma tarefa necessária em caso de entupimentos, que podem levar a um consumo excessivo de energia ou mesmo provocar fugas e avarias importantes. A manutenção das instalações garante o seu correto funcionamento, aumentando a sua vida útil e oferecendo a máxima eficiência energética.
Para além dos benefícios já mencionados, uma correta manutenção do seu circuito de radiadores serve também para garantir a sua segurança e a proteção do ambiente.
Para esclarecer todas as dúvidas que possa ter sobre o processo, partilhamos consigo 4 métodos para drenar o seu circuito de radiadores em segurança.
Se está a pensar como realizar a manutenção do seu circuito de radiadores, vamos dizer-lhe os 4 métodos que existem para realizar este processo em sistemas de aquecimento individuais e centrais.
Antes de mais, gostaríamos de insistir que este processo deve ser realizado por estrita necessidade e é aconselhável que seja efetuado por um especialista, pois é a única forma de o fazer de forma totalmente segura. Em caso de avaria, contacte um técnico para garantir a manutenção correta da sua instalação.
Por outro lado, o reabastecimento do sistema pode ter um efeito negativo no seu circuito, uma vez que a introdução de oxigénio aumenta o risco de avarias devido à corrosão dos elementos, por exemplo.
Por fim, tenha sempre em conta que o primeiro passo em qualquer tipo de manutenção ou reparação do seu circuito é desligar a caldeira.
Todos os circuitos de radiadores têm uma válvula de corte, que não deve ser confundida com a válvula de corte da caldeira, que veremos na secção seguinte.
A válvula de corte geral está normalmente situada na cozinha ou na casa de banho, mais concretamente no chão, protegida por uma tampa fácil de abrir, embora possa ser necessária uma chave de fendas.
Antes de a manipular, é necessário fechar completamente as válvulas de entrada e de saída de água do seu sistema de aquecimento. Assim que estas estiverem fechadas, pode abrir a válvula de corte para deixar a água sair do circuito. A água é despejada diretamente no ralo.
Este processo só deve ser efetuado quando for estritamente necessário e é melhor ser feito por um especialista.
A válvula de segurança da caldeira deve ser manuseada, de preferência, por um técnico especializado, pois trata-se de um elemento delicado que, normalmente, é ativado automaticamente.
Pode verificar a sua posição no manual de utilização da sua caldeira a gás.
Em todo o caso, se não houver outra opção, é importante saber que este é um dos métodos existentes para drenar a água do seu circuito de radiadores e, assim, aliviar a pressão.
Para o fazer corretamente, é necessário deixá-lo aberto até que toda a água seja escoada.
Este método não é eficaz para uma drenagem completa, mas sim para drenar ou purgar um ou mais radiadores.
Consiste em fechar as válvulas de entrada e de saída da água, abrir o sifão e deixar sair a água.
A sua caldeira pode não estar equipada com um desconector, como acontece com os modelos mais antigos. Neste caso, é necessário inverter o circuito para o escoar.
Feche a torneira principal da sua casa e abra as torneiras na posição de água quente. Por fim, abra a válvula de enchimento da sua caldeira para escoar a água do seu circuito.
Assim que tiver terminado, feche a torneira de enchimento e abra novamente a torneira principal.
Para verificar se o circuito está vazio, verifique se a pressão na sua caldeira está a 0 bar.
En el caso de que cuentes con calefacción central o con calefacción de suelo radiante, fíjate en la siguiente información que puede ser de utilidad para limpiar sus circuitos.
Si dispones de un circuito de calefacción central en tu vivienda es posible que necesites solicitar su vaciado por diferentes motivos como por una avería o porque desees colocar radiadores o incluso cambiarlos. En este caso, debes ceñirte al protocolo recogido en los estatutos de la comunidad de vecinos.
Del mismo modo, al tratarse de un servicio de pago, si no entra dentro del mantenimiento de la instalación contratado puede que debas afrontar los gastos que conlleve.
Lo que sí puedes hacer es mantener tus radiadores libres de polvo por fuera y purgarlos regularmente para limpiarlos por dentro en caso de que no calienten lo suficiente por la parte superior y/o emitan sonidos tipo burbujeos o gorjeos.
Para saber cómo limpiar un circuito de calefacción por suelo radiante echa un vistazo al apartado dedicado a la limpieza de un circuito con radiadores, ya que el procedimiento es el mismo. Los expertos aconsejan limpiarlo en profundidad cada 3 o 4 años.
Para limpiar los circuitos en profundidad existen diferentes productos que deshacen acumulaciones de sedimentos aunque su uso en ocasiones no es sencillo.
Siempre es recomendable solicitar el asesoramiento de un especialista porque se deben conectar tubos de agua caliente y fría a una bomba que sirve para repartir el producto por todo el sistema.
Vaciar el circuito de calefacción no es algo que se haga de manera habitual sino ante casos concretos como los que te presentamos:
Rotura de uno o más radiadores. En este caso, para evitar el vaciado completo, es conveniente cerrar la llave de llenado y el detentor de cada radiador.
Obstrucción en el circuito que necesita de una limpieza profunda que no se soluciona al purgar los radiadores. Puede ser provocada por sedimentaciones de cal o arenillas introducidas al cambiar elementos de tu circuito, por ejemplo.
Aumento de la presión que influye en la seguridad y el rendimiento de tu sistema de calefacción. Sea como sea, acabará afectando al consumo de la caldera.
En cualquier caso realizar la inspección periódica del gas y contar con un servicio de mantenimiento de gas ayudan a evitar y detectar problemas antes de que aparezcan averías o puedan darse episodios de intoxicación.
Si tu circuito presenta algunos de los problemas que te hemos indicado o si tiene pérdidas de presión por fugas de agua, no podrás disfrutar de una temperatura de confort en tu vivienda además de aumentar considerablemente el importe de tu factura de gas.
As regras de instalação para cozinhas a gás natural estipulam que esta deve ser efetuada por um técnico autorizado que emite um certificado de instalação.
O teto radiante pode ser hidráulico ou elétrico e proporciona uma temperatura homogénea e saudável. Não é recomendado para tetos muito altos.
A ventilação de gás é uma abertura de segurança que permite a renovação do ar. Qual deve ser o seu aspeto? Quantas devo instalar?