
As regras de instalação para cozinhas a gás natural estipulam que esta deve ser efetuada por um técnico autorizado que emite um certificado de instalação.
Porque é que um radiador não aquece? Deve ser consciente de que se os seus radiadores não atingirem uma temperatura ótima que garanta o conforto térmico da sua casa e não resolver o problema, estará a desperdiçar muita energia.
Analisamos para si as principais causas e os problemas mais comuns, a fim de apresentar-lhe soluções para poder maximizar o desempenho do seu sistema de aquecimento e reduzir o consumo energético.
A maioria das soluções podem ser implementadas por si!
Existem muitas razões pelas quais um radiador não aquece o suficiente, mas a maioria delas tem soluções que podem facilmente ser postas em prática.
Conforme estabelecido no Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE) é obrigatório que a temperatura possa ser regulada de forma independente nas principais divisões da casa.
Graças a este regulamento, pode atuar apenas sobre o radiador que não está a aquecer o suficiente e garantir que cada divisão atinge a temperatura desejada de forma independente.
Estas são as principais razões pelas quais um radiador não aquece:
Entramos em detalhe sobre como resolver cada um destes problemas ao fornecer soluções adaptadas.
Para começar verifique se a válvula do seu radiador está aberta. Parece óbvio, mas é possível que a tenha fechado porque não ia estar na divisão em causa e por esquecimento não a voltou a abrir.
Outra precaução inicial é verificar se a pressão da sua caldeira é adequada, ou seja, se está na zona verde, que se situa normalmente entre 1 bar e 1,5 bar.
Quando um radiador não aquece o suficiente, pode ser devido a bolsas de ar no circuito do radiador. Se isso acontecer, vai ouvir um barulho característico.
Isto acontece se o mesmo não tiver sido utilizado durante muito tempo ou se tiver desligado os radiadores para obras, por exemplo.
A solução para este problema consiste em purgar os radiadores que não estão a aquecer corretamente. Lembre-se de o fazer com a torneira da água fechada, com os radiadores frios e com o aquecimento desligado. Segue estes 3 passos:
Se o radiador não aquecer após o purgar, repita os passos, ao ajustar o nível de pressão da sua caldeira sempre que terminar o processo.
Se continuar a não aquecer, a válvula termostática pode não deixar entrar a água ou o radiador pode estar entupido. Os seguintes pontos explicam o que fazer nestas circunstâncias.
Quando as válvulas termostáticas estão fechadas há muito tempo, o êmbolo pode ficar bloqueado e não permite a entrada de água no radiador.
Neste caso, solte a cabeça da válvula e, com a ajuda de um alicate, desloque o êmbolo para dentro e para fora para o desbloquear. Volte a montar a cabeça da válvula e verifique se o problema está resolvido.
Um radiador obstruído (ou uma obstrução no próprio circuito) não impede a passagem de alguma água. Isto permite purgar o radiador, mas não ajuda e a água do radiador pode até sair completamente fria.
A obstrução afeta geralmente o último radiador do circuito e pode dever-se a depósitos de lama ou de calcário.
Se não conseguir eliminá-los através da purga ou do aumento da pressão da sua caldeira a gás (sempre dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante) é aconselhável contactar o serviço técnico da sua instalação para lhe poderem dar uma solução.
O detentor é uma torneira instalada na parte inferior dos radiadores que regula o caudal da saída do radiador. Se estiver fechada, funcionará como uma válvula, ou seja, impedirá que a água continue a sair do radiador onde a mesma está contida.
Abrir ao máximo o detentor do radiador que não está a aquecer corretamente, vai aumentar a sua temperatura. Se o resultado continuar a não ser o esperado, feche os detentores dos radiadores que estão a aquecer demasiado.
Agora que já sabe o que pode fazer se um radiador não estiver a aquecer, talvez lhe interesse conhecer algumas dicas para aumentar o seu desempenho.
Se os radiadores não aquecerem o suficiente, apesar de ter verificado que está tudo a funcionar corretamente, pode aumentar o seu efeito de aquecimento com as seguintes dicas:
Então, será que a manutenção do aquecimento afeta o desempenho dos radiadores?
A resposta é sim. A manutenção correta do seu sistema de aquecimento (tanto das manutenções obrigatórias do sistema de gás como as recomendadas pelos fabricantes dos componentes) é um dos pontos-chave para desfrutar plenamente da sua instalação e minimizar o seu consumo de energia sem sacrificar o conforto.
É também uma boa maneira de detetar a razão pela qual um radiador não está a aquecer.
Vejamos as outras vantagens de uma manutenção correta dos seus radiadores:
As regras de instalação para cozinhas a gás natural estipulam que esta deve ser efetuada por um técnico autorizado que emite um certificado de instalação.
O teto radiante pode ser hidráulico ou elétrico e proporciona uma temperatura homogénea e saudável. Não é recomendado para tetos muito altos.
A ventilação de gás é uma abertura de segurança que permite a renovação do ar. Qual deve ser o seu aspeto? Quantas devo instalar?