Teto radiante: o que é, desvantagens, opiniões e preços

O teto radiante pode ser uma solução alternativa e inovadora para a climatização da sua casa, escritório ou empresa. Tem um elevado desempenho e proporciona um calor homogéneo e limpo, uma vez que pode funcionar com fontes de energia renováveis.

No entanto, o mesmo também tem desvantagens que deve conhecer para determinar se se adapta às suas necessidades e caraterísticas de consumo e aos seus espaços.

Para que saiba em pormenor o que o teto radiante lhe pode oferecer, vamos falar sobre o que é, mas também sobre as suas desvantagens e as diferentes opiniões dos especialistas.

Para desenvolver este tema, vamos concentrar-nos principalmente no teto radiante hidráulico devido à sua versatilidade em permitir aquecer os seus espaços, bem como arrefecê-los.

O que é o aquecimento por teto radiante?

Teto radiante

O teto radiante é um sistema de aquecimento que é distribuído por tubos de água ou através de resistências elétricas. É uma instalação invisível e muito eficiente, pois aumenta o conforto em espaços com baixo consumo de energia.

Proporciona uma temperatura homogénea, silenciosa e limpa que não gera correntes de ar, razão pela qual é instalado, sobretudo, em grandes espaços como escolas e universidades, hospitais, teatros, cinemas, embora também possa ser adaptado a casas.

O teto radiante é instalado no teto falso de gesso cartonado (também em revestimentos de madeira ou mesmo de lona esticada) com um sistema de tubos ou condutas que facilita a libertação gradual e eficiente da energia.

Em divisões muito grandes, é por vezes aconselhável instalar ventiladores que permitem uma melhor distribuição do ar nas divisões.

O aquecimento por teto radiante hidráulico (através de tubos de água) é o mais difundido e pode ser combinado com diferentes fontes de energia:

  • Bombas de calor.
  • Energia solar, geotérmica ou aerotérmica.
  • Energia de recuperação de água em processos industriais.
  • Caldeiras a óleo, gás ou combustíveis sólidos.
  • Caldeiras elétricas.

Note-se que o teto radiante por resistências elétricas não necessita de caldeira a gás, uma vez que está ligado diretamente à rede. Se, por outro lado, optar pelo teto hidráulico, lembre-se que para aumentar a sua eficiência, deve combiná-lo com uma caldeira de condensação.

Inconvenientes

Apesar das suas inúmeras vantagens, o teto radiante tem algumas desvantagens que deve ter em conta de acordo com os seguintes elementos:

Caraterísticas da instalação

O teto radiante deve ser instalado em telhados que não sejam espessos, porque afeta negativamente a propagação do calor ou o arrefecimento do circuito.

Altura do teto

Este tipo de teto não é capaz de propagar o calor de forma ótima em espaços com tetos muito altos.

Da mesma forma, em tetos muito baixos, pode causar uma sensação de aperto, porque a altura será reduzida em cerca de 40 a 50 milímetros.

Problemas no teto

Deve ter em conta que qualquer problema no teto (infiltrações, fugas de água causadas por um vizinho, etc.) pode afetar a sua instalação.

Por outro lado, uma das suas maiores vantagens é o facto de a sensação de conforto ser obtida com uma temperatura mais baixa em comparação com outros sistemas, como os radiadores. Isto deve-se ao facto de o ser humano não sentir a temperatura do ar, mas sim a temperatura ambiente operativa.

Esta temperatura é a média aritmética entre a temperatura do ar ou a temperatura ambiente e a temperatura média das superfícies que rodeiam o corpo, conhecida como radiação. Por este motivo, o teto radiante proporciona uma temperatura confortável e saudável, funcionando a 19 ºC, quando outros sistemas exigem 21 ºC.

Em qualquer caso, é sempre aconselhável contratar um bom serviço de manutenção para garantir que está sempre em boas condições.

Opiniões sobre o aquecimento por teto radiante

Alguns especialistas recomendam os tetos radiantes para arrefecer a casa e o aquecimento por teto radiante para a aquecer, argumentando que esta combinação favorece as correntes de convecção que fazem subir o ar quente, porque pesa menos, e descer o ar frio.

Em oposição a este argumento, outros especialistas defendem que, tal como o sol aquece o planeta a partir de cima, o teto radiante emite calor simulando os raios solares. Por outras palavras, o aquecimento por teto radiante não aquece um volume de ar, mas aquece o material e os objetos que transmitem esse calor, ou seja, o calor que irradiam.

O nosso conselho é consultar um técnico especializado que possa efetuar uma auditoria energética à sua casa ou empresa para o aconselhar sobre o melhor sistema de ar condicionado para si.

Preço do aquecimento por teto radiante

A instalação exige um investimento inicial considerável e, tal como acontece com o aquecimento por teto radiante, o preço varia entre 30 € e 80 € por m2.

Além disso, o custo final depende de outros fatores, como o tipo de instalação (a hidráulica é mais cara do que a elétrica, embora mais versátil), os materiais escolhidos, etc.

No entanto, os tetos radiantes que utilizam painéis pré-fabricados interligados com um acabamento metálico ou em gesso cartonado não requerem obras, o que reduz o orçamento de instalação.

Teto radiante vs. chão radiante: 3 conselhos para fazer a escolha certa

Se, neste momento, está a pensar se deve optar por teto radiante ou por chão radiante, tenha em conta, em primeiro lugar, que as vantagens são semelhantes.

Para o ajudar a fazer a sua escolha, partilhamos 3 conselhos:

  • Estabeleça o orçamento inicial, tendo em conta que o aquecimento por teto radiante requer menos obras do que o aquecimento por chão radiante, especialmente se já tiver um teto falso.
  • Pense no possível impacto da instalação elétrica do teto radiante ou no impacto nos tubos do aquecimento pelo chão radiante.
  • Tenha em conta que o aquecimento por teto radiante tem uma condutividade mais elevada do que o aquecimento por chão radiante.

Antes de fazer um investimento num sistema de ar condicionado, analise o isolamento térmico da sua casa, negócio ou empresa. Se não for o ideal, perderá energia e aumentará desnecessariamente o seu consumo.

Publicado em