
As regras de instalação para cozinhas a gás natural estipulam que esta deve ser efetuada por um técnico autorizado que emite um certificado de instalação.
A válvula de enchimento da caldeira e a válvula de corte são dois elementos essenciais para o funcionamento correto da sua instalação de aquecimento e de água quente sanitária (AQS). Ambos estão envolvidos na segurança e influenciam a eficiência do seu sistema.
Neste artigo, vamos revelar onde estão localizados, para que servem, que problemas podem causar e como detetar se estão avariados.
A válvula de enchimento da caldeira é uma válvula que permite adicionar água ao circuito de aquecimento para aumentar a pressão que pode ser perdida ao longo do tempo devido à evaporação, desgaste natural ou à purga dos radiadores.
Para esclarecer algumas das dúvidas que possa ter sobre este elemento, vamos responder a 4 questões fundamentais.
Onde está a válvula de enchimento da caldeira?
Embora dependa do tipo de caldeira, a válvula de enchimento situa-se geralmente na parte inferior da caldeira Se não a conseguir ver a olho nu, verifique a localização exata no manual de instruções do aparelho.
Para a abrir ou fechar, pode ser necessária uma chave de fendas, embora a maior parte destas válvulas pode ser acionada facilmente sem qualquer tipo de ferramentas, tal como uma torneira.
A válvula de enchimento da caldeira serve para manter a pressão ideal da sua caldeira - cerca de 1,5 bar em média.
Os circuitos de aquecimento e de AQS podem perder pressão devido ao desgaste natural, a avarias ou a tarefas de manutenção. Um exemplo muito comum é a purga dos radiadores.
Graças a esta válvula, é possível restabelecer os níveis de pressão corretos, abrindo-a até que o manómetro indique o intervalo correto. Uma vez alcançado este objetivo, feche-a novamente e verifique se está tudo a funcionar corretamente.
Os especialistas recomendam que este tipo de modificação seja efetuado com o aquecimento desligado.
As possíveis causas de mau funcionamento da válvula de enchimento são principalmente 2 e ocorrem nas seguintes situações:
Ambos os cenários têm uma certa gravidade, especialmente no contexto hipotético em que os restantes sistemas de segurança da sua caldeira falharem.
Se não conseguir abri-la, pode estar bloqueada por corrosão ou por partículas de calcário. Acima de tudo, não a force, pois, pode parti-la.
Se não conseguir abri-la, contacte o seu serviço técnico, pois pode ser necessário substituí-la.
A válvula de enchimento permanece aberta
Pode ser porque a mesma não se fecha corretamente, porque está suja ou porque está avariada. Independentemente da situação, se a água não for cortada, a pressão vai aumentar, afectando o funcionamento da sua instalação.
Isto pode ser perigoso se a válvula de segurança não cumprir com a sua função.
Como é que sei se a válvula de enchimento da caldeira está avariada?
Uma forma de verificar facilmente se a válvula de enchimento está avariada é desligar a caldeira. Se a pressão continuar a subir, é um sinal claro de que a caldeira está avariada.
Neste caso, chame um especialista para substituir a peça e efetuar as verificações adequadas.
A válvula de corte da caldeira é um dispositivo de segurança que permite retirar o excesso de água que pode estar a afetar o nível de pressão. Se algum elemento tiver de ser substituído, esta válvula deve ser aberta para libertar a água.
No que diz respeito à válvula de corte da caldeira, vamos abordar também 4 questões.
A válvula de corte da caldeira é uma válvula de segurança que permite retirar o excesso de água. Localiza-se geralmente na parte inferior da caldeira e, consoante o fabricante, pode ser de cor vermelha.
Não deve ser confundida com a torneira de escoamento da água de toda a instalação, que por vezes é difícil de localizar.
A torneira de descarga serve para esvaziar a caldeira, a fim de reduzir o excesso de pressão.
No entanto, os especialistas desaconselham o seu uso abusivo, uma vez que a utilização regular desta válvula pode levar à sua deterioração.
As caldeiras mais modernas já possuem elementos de controlo automático da pressão que tornam desnecessária a gestão manual.
O principal problema desta válvula de corte de água é o facto de não fechar corretamente.
Isto provoca uma perda de pressão constante na caldeira com efeitos negativos no seu desempenho.
Se o seu sistema de aquecimento não estiver a aquecer o suficiente, antes de purgar os radiadores, verifique sempre a pressão da caldeira. Se constatar que não tem pressão suficiente, abra a válvula de enchimento até ficar equilibrada, como explicámos acima.
Se, após esta mudança, descobrir que continua a perder pressão, o problema pode estar na válvula de corte. Verifique se está bem fechada e se não há fugas de água.
Se detetar um problema a este nível, contacte o seu serviço técnico, pois este pode afetar o resto da instalação.
Como já referimos, o serviço de manutenção do gás e as inspeções regulares do gás ajudam a manter os seus sistemas de aquecimento em perfeitas condições e ajudam a detetar eventuais problemas nas suas válvulas de enchimento e de corte.
As regras de instalação para cozinhas a gás natural estipulam que esta deve ser efetuada por um técnico autorizado que emite um certificado de instalação.
O teto radiante pode ser hidráulico ou elétrico e proporciona uma temperatura homogénea e saudável. Não é recomendado para tetos muito altos.
A ventilação de gás é uma abertura de segurança que permite a renovação do ar. Qual deve ser o seu aspeto? Quantas devo instalar?