
A multa por conectar-se à rede de luz sem contador é uma sanção administrativa que pode ascender a milhares de euros, mas também pode ser uma sanção penal.
Se está à procura de formas de poupar com uma caldeira elétrica, gostaríamos de dar-lhe uma resposta: é possível. No entanto, para o conseguir, terá de apostar na eficiência energética e na utilização racional da energia.
Para além da integração de certos hábitos no seu dia a dia, como optar por um duche em vez de um banho ou fechar corretamente as torneiras, existe uma outra série de medidas simples e eficazes que o farão reconciliar-se com o seu esquentador elétrico.
O que mencionámos até agora tem peso suficiente para querermos partilhar consigo 13 dicas para o ajudar a controlar o consumo do seu esquentador, desde a opção por modelos mais eficientes à instalação de amaciadores de água nas torneiras, passando por algumas recomendações que o podem surpreender.
A maioria das novas construções já dispõem de uma instalação centralizada de água quente gerada por energias renováveis, como a energia fotovoltaica, que, embora não cubra 100% da procura, cobre uma percentagem considerável.
Em todo o caso, quer esteja totalmente dependente da rede elétrica ou disponha de um sistema alternativo, tome nota das seguintes recomendações, pois serão úteis se quiser poupar eletricidade com uma caldeira elétrica.
O primeiro passo quando se pergunta como poupar na sua fatura de eletricidade com uma caldeira elétrica é começar por conhecer as suas caraterísticas. Quanto mais elevada for a etiqueta de eficiência energética da sua caldeira, melhor será a utilização da energia.
Tenha em conta que as caldeiras com acumulador permitem otimizar melhor o consumo de eletricidade do que os de resposta imediata.
Por outro lado, quando se trata de funções mais específicas, pode optar por caldeiras de elevada eficiência, como as caldeiras termodinâmicas.
Estes sistemas combinam uma bomba de calor de alto desempenho e um depósito de armazenamento de água, combinando eletricidade e ar ambiente como fontes de energia.
Do mesmo modo, os aquecedores de água solares alimentados por painéis fotovoltaicos podem cobrir mais de metade das suas necessidades de água quente sanitária ou AQS, pelo que utilizam a eletricidade como fonte auxiliar.
Todos os seus esforços para poupar energia com a sua caldeira elétrica serão insuficientes se a sua instalação não estiver isolada.
Lembre-se de que os tubos que distribuem a água quente pela sua casa devem estar devidamente isolados, mas também é importante verificar a qualidade do isolamento da caldeira, nomeadamente entre a bomba de calor e a caixa.
O local onde instala a sua caldeira elétrica também determina o seu consumo. O ideal é colocá-la num local que a proteja das mudanças de temperatura e o mais próximo possível de um ponto de consumo principal, como a casa de banho.
É cada vez mais comum encontrar eletrodomésticos com um programa ECO.
Em algumas caldeiras, existe uma função gerida por software que, por assim dizer, aprende os seus hábitos para fornecer água quente apenas quando precisa dela, de acordo com os seus hábitos.
Se está a pensar em como poupar com uma caldeira elétrica e não pode comprar um modelo minimamente eficiente, pode adicionar um temporizador programável.
Isto permite-lhe aquecer a água numa faixa horária mais económica se estiver sujeito à discriminação horária, por isso, se planeia tomar um duche às 8 da manhã e o seu esquentador demora 1 hora a aquecer a água, pode programá-lo para ligar às 7 da manhã e desligar às 8 da manhã.
Os esquentadores atuais não precisam de gerar temperaturas elevadas para oferecer um bom desempenho. Assim, chegar aos 45º é normalmente suficiente para desfrutar de água a uma boa temperatura, em vez de o fazer trabalhar a temperaturas mais elevadas.
A poupança da luz está intimamente ligada a uma utilização racional da energia e o mesmo se aplica à água. Incorpore gestos simples como trocar a banheira pelo duche, otimizar a água na lavagem da loiça utilizando uma tampa quando lava a loiça, etc.
As fugas numa casa são uma das maiores fontes passivas de desperdício de energia.
Verifique se a sua instalação não tem fugas, fechando todas as torneiras e equipamentos que consomem água, e verifique se o contador continua a mover-se. Em caso afirmativo, encontre o ponto de fuga e repare-o o mais rapidamente possível.
A utilização de perlatores ou de qualquer outro redutor de caudal, bem como de chuveiros de baixo consumo nas torneiras de água quente, ajuda-o a poupar eletricidade com a sua caldeira elétrica.
Por outro lado, a misturadora monocomando é uma solução mais eficiente do que duas torneiras separadas, uma vez que pode ser regulada mais rapidamente e as perdas de energia são mínimas.
Verifique e limpe a caldeira anualmente para evitar a formação de depósitos de calcário que reduzem o caudal de água quente. Isto também aumentará a vida útil do aparelho.
Nas férias ou durante os períodos em que vai estar fora de casa, desligue a caldeira para evitar que este aqueça água que não vai utilizar. O mesmo se aplica ao resto do seu equipamento elétrico.
Tanto na máquina de lavar loiça como na máquina de lavar roupa, utilize programas de lavagem a baixa temperatura, dando prioridade aos programas ECO, que são muito mais eficientes.
A evolução das fórmulas dos produtos e das máquinas de lavar loiça torna-os muito eficazes mesmo em água fria.
Quando se pretende poupar dinheiro com uma caldeira elétrica, a tarifa de eletricidade contratada é um fator determinante. É importante fazer um estudo de mercado e contratar o fornecimento com a empresa que lhe oferece as melhores condições adaptadas às suas necessidades.
A multa por conectar-se à rede de luz sem contador é uma sanção administrativa que pode ascender a milhares de euros, mas também pode ser uma sanção penal.
Os cortes de energia por falta de pagamento são mais frequentes nos meses frios ou quentes, quando a procura de eletricidade dispara juntamente com o seu preço.
As desvantagens de um carro elétrico colocam desafios tecnológicos e socioeconómicos importantes. A reduzida autonomia destes veículos é uma delas.