Luz

Instalação monofásica ou trifásica: qual é a a sua e qual a que devia ter?

Saber se a sua instalação é monofásica ou trifásica, para além de uma curiosidade técnica, é uma informação fundamental para determinar a potência elétrica mais adequada para a sua casa e para começar a poupar na sua fatura. 

Por isso, neste artigo vamos falar sobre como pode saber se a sua instalação é monofásica ou trifásica, quais as suas diferenças e como esta informação o pode ajudar a poupar na eletricidade. 

Além disso, na nossa secção sobre procedimentos elétricos, mostramos-lhe que a alteração da tarifa de eletricidade pode ser uma opção para ajustar os seus custos de eletricidade, mas não é a única. 

Igualmente importante, se não até mais, é calcular a potência contratada de que realmente necessita para cobrir as suas necessidades energéticas sem ficar aquém.

Diferença entre uma instalação monofásica e trifásica

Existem dois tipos de instalações elétricas: monofásicas e trifásicas, cada uma orientada para diferentes utilizações e necessidades energéticas. 

Antes de abordar as várias mudanças recomendadas, a primeira coisa que vamos fazer é rever as diferenças técnicas entre estes dois modos de energia elétrica.

Energia monofásica e a sua instalação

Uma instalação monofásica é aquela que tem uma única fase de corrente alternada, ou seja, é constituída por uma fase e um neutro (dois fios mais a terra) e admite uma tensão entre 220-230 V (volts). 

A instalação monofásica é aquela que é utilizada por norma na maioria das instalações elétricas das divisões, pequenas empresas e escritórios, desde que a potência contratada não exceda os 13,86 kW (quilowatts) para 220 V e 14,49 kW para 230 V.

Energia trifásica e a sua instalação

Uma instalação trifásica tem três fases, ou seja, um neutro e três fases mais a ligação à terra.

Esta permite tensões mais elevadas, entre 380-400 V (alta tensão) e é recomendada para grandes empresas, edifícios industriais e fábricas que têm de alimentar motores elétricos (por exemplo, bombas, empilhadoras, gruas, elevadores, etc.), desde que a potência contratada seja superior a 13,86 kW. 

Instalação monofásica ou trifásica

Como saber se a sua instalação é monofásica ou trifásica? 

Há duas formas rápidas de saber se a sua instalação elétrica é monofásica ou trifásica: 

  1. Ao observar os interruptores principais (disjuntores) do quadro elétrico da sua casa. 
  2. Consultando a sua fatura de eletricidade: a tarifa de acesso e a tensão de alimentação.

Verificar se os interruptores são monofásicos ou trifásicos.

Se aceder ao quadro elétrico, que normalmente se encontra numa parede perto da porta principal da sua casa, deve observar o número de alavancas em cada um dos interruptores:

  • Se os interruptores forem duplos, ou seja, se forem aos pares, significa que a sua instalação é monofásica.
  • Se os interruptores forem triplos ou mais, significa que se trata de uma instalação trifásica e, portanto, possuem três ou mais fios por interruptor.

Verifique a sua fatura de eletricidade

Em algumas faturas, dependendo da empresa, pode também aparecer a tensão da rede elétrica contratada:

Se a tensão da sua alimentação elétrica estiver entre 380-400 V, trata-se de uma instalação trifásica. 

Por outro lado, se for entre 220-230 V, trata-se de uma instalação monofásica.

Quando deve mudar a sua instalação?

Agora que já sabe se a sua instalação é monofásica ou trifásica e conhece as diferenças entre elas, é altura de pensar se vale a pena mudar de uma para a outra. 

A partir de tudoluzegás.pt recomendamos-lhe que comece por calcular a potência a contratar em função do consumo dos aparelhos elétricos da sua casa. 

Uma vez realizada esta estimativa, terá uma ideia mais aproximada das suas necessidades energéticas e do tipo de instalação elétrica mais adequada para si.

Passamos agora a rever os critérios de escolha entre as duas instalações.

Mudança de uma instalação trifásica para uma instalação monofásica

Se não vai necessitar de uma potência contratada superior a 13,86 kW, a instalação recomendada é a monofásica, o que também significa que vai pagar menos na sua fatura. 

Os aparelhos monofásicos (como a maior parte dos eletrodomésticos) são mais económicos, o que significa que se pagam mais rapidamente e consomem menos eletricidade do que os aparelhos trifásicos.

As instalações elétricas monofásicas são também mais simples e mais baratas (outro aspeto importante a ter em conta) e é mais fácil controlar a sua utilização, uma vez que existe apenas uma fase e a energia é distribuída de forma igual por todos os aparelhos.

Se a sua casa for muito antiga, é possível que tenha uma instalação trifásica e, nesse caso, recomendamos que mude para um sistema monofásico, pois vai-lhe permitir poupar bastante dinheiro mensalmente. 

Assim que desde que a potência contratada seja inferior a 13,86 kW e que não vá ligar aparelhos elétricos ou dispositivos que necessitem de uma grande quantidade de energia não deve ter problemas.

Passar de uma instalação monofásica para uma instalação trifásica

Por outro lado, se precisar de uma potência superior a 13,86 kW, a melhor opção é uma instalação trifásica. 

Lembre-se que, neste caso, também não poderá utilizar aparelhos monofásicos, uma vez que os dois sistemas não são compatíveis.

Publicado em