Energia primária: o que é e quais são as principais fontes de energia?

As fontes de energia primária encontram-se naturalmente no planeta e servem de matéria-prima para a criação de energias secundárias, como a eletricidade, o calor ou os combustíveis. Podem ser energias renováveis, ou seja, estão presentes no planeta sem limites, ou não renováveis, ou seja, podem ser esgotadas porque são limitadas.

A atual crise energética evidencia a necessidade de analisar melhor o que são as energias primárias e quais são as principais fontes de energia, especialmente no que diz respeito às energias renováveis, uma das chaves da transição energética para um modelo de produção mais sustentável.

O que é a energia primária?

A energia primária é uma fonte de energia presente na natureza que é utilizada na sua forma original e não sofre qualquer tipo de alteração, como a energia solar, a energia eólica, o gás natural e o urânio, entre outras.

Como já antecipámos, este tipo de energia, no seu estado original, pode ser tanto renovável como não renovável, e pode ser utilizada para criar outros tipos de energia que se designam por energias secundárias.

Se tomarmos como exemplo a energia solar, que é uma energia primária, ela pode ser utilizada para criar, consoante o tipo de instalação, duas energias secundárias: a eletricidade e o calor.

Assim, as energias primárias podem ser utilizadas diretamente para realizar algum tipo de atividade ou processo, ou podem ser armazenadas, transportadas ou utilizadas como matéria-prima para produzir outros tipos de energias, que não se encontram originalmente na natureza.

Por outras palavras, quando a energia é transformada por algum tipo de mecanismo ou processo, torna-se secundária.

Para além das fontes de energia primária, que são aquelas que são utilizadas sem alteração, e das fontes de energia secundária, que são o produto das primeiras como acabámos de definir, existe outro tipo de energia: a energia útil ou energia final.

Trata-se da energia que é colocada à disposição do utilizador para utilização direta.

É o caso da obtenção de eletricidade através da ativação de um interruptor, ou da ligação de um sistema de ar condicionado para aumentar o conforto em casa.

Fontes de energia primária

Tipos de fontes de energia primária

As fontes de energia primária, de acordo com a sua natureza, podem ser renováveis ou não renováveis.

Energias primárias renováveis

As energias primárias renováveis são as obtidas a partir de fontes naturais inesgotáveis, como o sol, o vento, o mar ou o calor da terra.

Estes tipos de energias primárias dão origem a energias secundárias, como a energia elétrica renovável, o calor ou a energia cinética.

Eis alguns exemplos das fontes de energia primária mais comuns:

  • Fotovoltaica. Converte a radiação solar em eletricidade.
  • Solar térmica. Utiliza a energia solar para aquecer um líquido e transmitir calor.
  • Geotérmica. Utiliza a temperatura do interior da Terra para aquecer espaços ou para a indústria, consoante as caraterísticas das fontes termais ou dos géisers.
  • Hidráulica. Aproveita o movimento da água para gerar eletricidade.
  • Energia eólica. Transforma a energia do vento e das correntes de ar em eletricidade.
  • Marés. Utiliza a subida e descida das marés devido ao efeito gravitacional para gerar eletricidade.
  • Energia das ondas. Utiliza a energia das ondas e converte-a em eletricidade.
  • Biomassa. Utiliza a fração orgânica dos resíduos resultantes da atividade humana para criar biocombustíveis, energia térmica e elétrica.

Estas energias que acabámos de enumerar são também consideradas energias limpas, ou seja, não geram, ou se o fazem, fazem-no em quantidades muito reduzidas, elementos poluentes tanto na sua produção como na sua exploração e transporte se as compararmos com outras energias.

Por esta razão, são elementos-chave na transformação energética necessária para cumprir os objetivos estabelecidos para a Europa.

Neste sentido, o Pacto Verde Europeu estabeleceu entre os seus objetivos que a Europa deve tornar-se o primeiro continente neutro em termos de emissões poluentes até 2050.

A esta altura, deve estar a perguntar-se que tipo de energia é o hidrogénio verde e, sobretudo, porque não aparece nesta lista de energias primárias renováveis.

A explicação é simples, porque se trata de um vetor e não de uma energia primária. Isto significa que é um produto que necessita de uma entrada de energia para ser obtido, o que lhe permite armazenar energia para que possa ser utilizada quando necessário.

Energias primárias não renováveis

As energias primárias não renováveis são as fontes de energia que se encontram na natureza em reservas limitadas, como o petróleo e os seus derivados, o gás natural, o urânio ou o plutónio.

A transformação destas energias primárias permite obter:

  • Combustíveis fósseis. Utilizam o petróleo e os seus derivados, bem como o carvão. Merece especial destaque o gás natural que, apesar de pertencer a este grupo de energias primárias, é uma fonte de energia decisiva na transição energética.
  • Energia nuclear. A energia nuclear é a fonte de reações nucleares nos átomos de minerais como o urânio ou o plutónio para obter energia elétrica, térmica e mecânica.

Relação entre fontes de energia primária e secundária

O quadro seguinte resume algumas das fontes de energia primária mais utilizadas, bem como as energias secundárias que são obtidas graças a elas.

Isto permitir-lhe-á reforçar os conceitos apresentados ao longo deste artigo.

Energias renováveis

Energias primárias

Energias secundárias

Solar

Eletricidade e calor

Eólica

Eletricidade

Hidráulica

Eletricidade

Marés

Eletricidade, energia mecânica

Geotérmica

Calor, arrefecimento

Biomassa

Eletricidade, calor, indústria, biocombustíveis

Energias não renováveis

Energias primárias

Energias secundárias

Carvão

Eletricidade, calor, indústria

Petróleo e derivados

Eletricidade, calor, indústria, combustíveis

Gás Natural

Calor, indústria

Urânio y plutónio

Eletricidade

Publicado em