Os transportes sustentáveis reduzem as emissões de gases com efeito de estufa e desempenham um papel ativo na concretização da transição energética prevista.
Indicadores de eficiência energética: o que são e em que consistem?
Índice Fechar
Os indicadores de eficiência energética permitem-lhe identificar os processos onde pode poupar energia e reduzir as emissões de CO2 sem reduzir a qualidade e o conforto.
A quantidade de energia que consome determina o montante da fatura energética em combinação com as tarifas que disponha. O seu consumo depende de muitos fatores que podem ser medidos através de indicadores de eficiência energética.
Com este objetivo, escrevemos este artigo para lhe dizer o que são e em que consistem os indicadores de eficiência energética.
O que são os indicadores de eficiência energética?
Os indicadores de eficiência energética são elementos de medição destinados a otimizar o consumo de energia e a reduzir as emissões de CO2 geradas por uma atividade.
Desta forma, melhoram a eficiência, garantindo a quantidade ideal para o correto desempenho energético das atividades industriais e sociais.
Estas ferramentas de análise e de controlo são indispensáveis, por exemplo, durante a realização de obras de renovação energética.
Antes de passarmos a estes indicadores de desempenho, gostaríamos de recordar que a eficiência energética é, em suma, utilizar menos energia para realizar a mesma atividade.
Que informações fornecem os indicadores de eficiência energética?
Através da monitorização dos indicadores de eficiência energética é possível
- Identificar onde e como se pode poupar energia.
- Analisar o histórico de consumo de energia.
- Prever o comportamento futuro da procura de energia, de modo a ser proativo.
Os indicadores podem ser expressos em unidades de energia, em rácios (por exemplo, quilowatts-hora por tonelada de papel) ou em percentagens.
Quanto aos quadros de referência em Portugal para a eficiência energética, dois dos fundamentais são, por um lado, o decreto-lei n.º 102/2021 e o decreto-lei n.º 101-D/2020.
De seguida, apresentam-se alguns dos indicadores de desempenho mais utilizados.
O que são e quais são os indicadores de eficiência energética e em que consistem?
Os indicadores de eficiência energética podem ser gerais ou desagregados.
Um indicador geral pode medir o consumo total de eletrodomésticos e um indicador desagregado pode analisar o consumo médio de gás natural para aquecimento num agregado familiar.
Os indicadores de eficiência energética mais significativos são:
- Consumo de energia.
- Intensidade energética.
Vejamos em que consiste cada um deles.
Consumo de energia
O consumo de energia refere-se às despesas totais de energia, somando todas as fontes utilizadas para cobrir as necessidades energéticas de uma casa, de um edifício, de uma empresa ou de uma produção.
Neste ponto, queremos sublinhar as palavras “despesa total”, uma vez que pode considerar que poupar energia é apenas poupar eletricidade e talvez o que mais afeta o seu consumo seja outra fonte de energia que não teve em conta.
Intensidade energética
A intensidade energética é outro dos indicadores de desempenho mais comuns da eficiência energética agregada. Quantifica o rácio entre o consumo de energia e a capacidade de produção da economia.
Este indicador tem em conta os seguintes fatores:
- A eficiência do consumo de energia.
- Condições climatéricas.
- O grau de industrialização das atividades económicas.
- A dimensão do país.
- A dimensão da população.
O cálculo da intensidade energética agregada de um país a nível de energia primária obtém-se dividindo o seu consumo de energia primária pelo seu Produto Interno Bruto (PIB). No caso do consumo final, a intensidade energética é obtida dividindo o consumo final dos sectores da procura pelo PIB.
Para compreender a importância da intensidade energética, deve saber que a energia primária compreende os produtos energéticos que são extraídos diretamente dos recursos naturais. E o PIB é o valor monetário dos sistemas de produção e serviços finais de um país num ano.
Outro tipo de indicadores de eficiência energética são os que estão diretamente relacionados com as emissões poluentes. Estes serão discutidos a seguir.
Que indicadores estão relacionados com as emissões poluentes?
Como lhe temos vindo a dizer, os indicadores de eficiência energética têm em conta não só a redução do consumo, mas também a redução das emissões poluentes, nomeadamente dos gases com efeito de estufa.
Os dois principais indicadores que relacionam as emissões de CO2 com a eficiência energética são:
- Indicador de emissões específicas de CO2 na produção de eletricidade.
- Indicador da intensidade global das emissões de CO2 no sector energético.
Vejamos quais são eles.
Indicador de emissões específicas de CO2 na produção de eletricidade
Este indicador mede a quantidade de emissões de CO2 por unidade de eletricidade produzida. Ajuda a compreender o grau de desenvolvimento tecnológico na produção de eletricidade e está relacionado com o índice total de eficiência energética.
Indicador da intensidade global das emissões de CO2 no sector energético
Este indicador mede a quantidade de riqueza que um sistema económico gera por unidade de emissões poluentes no sector da energia.
Pode ser segregado por sector e fornece informações sobre:
- Eficiência energética dos sistemas de transformação.
- Estado da tecnologia.
- Relação entre fontes de produção de energia e utilizações de energia.
Quais são os objetivos dos indicadores de eficiência energética?
Os dois objetivos essenciais dos indicadores de eficiência energética são:
- Reduzir o consumo de energia.
- Reduzir as emissões de CO2.
No entanto, antes de terminar, gostaríamos de lhe falar de 5 outros objetivos dos indicadores de desempenho, tais como:
- Determinar as necessidades reais de uma empresa ou edifício.
- Implementar soluções técnicas como a otimização da tensão, a modernização dos sistemas de aquecimento e refrigeração, a iluminação economizadora de energia, etc.
- Incentivar uma mudança de cultura na utilização eficiente da energia.
- Permitir uma evolução constante da eficiência até atingir o objetivo de emissões zero.
- Auditar o cumprimento dos objetivos definidos pelo Governo em termos de eficiência energética.
Também te pode interessar...
O regulamento para a instalação de postos de carregamento para veículos elétricos centra-se em garagens comuns, casas unifamiliares e outros.
A bioenergia fornece energia térmica, eletricidade e biocombustíveis, como o biogás. Trata-se de uma energia renovável que reforça a economia circular.