Isolamento térmico para tetos sem obras: o que é e qual a sua eficácia

O isolamento térmico dos tetos sem obras ajuda-o a reduzir a sua fatura energética de uma forma simples e económica, evitando as perdas de calor. Dependendo do tipo de teto que tiver, um método ou outro será mais conveniente para alcançar uma eficácia que alguns utilizadores duvidam, enquanto outros aprovam os resultados obtidos.

Em qualquer caso, tenha em conta que uma grande parte da perda de calor ocorre através do teto, porque as correntes de convecção fazem com que o ar quente suba, enquanto o ar frio tende a descer.

Para o ajudar a encontrar as respostas, preparámos algumas informações práticas que visam explicar precisamente o que é o isolamento térmico de telhados e qual a sua eficácia.

O que é um isolamento térmico para telhados

Um isolante térmico para tetos sem obras é um material que reduz a perda de calor no interior da sua casa, quebrando as pontes térmicas, ajudando-o assim a manter uma temperatura confortável na sua casa e reduzindo o seu consumo de energia.

Ao mesmo tempo, pode também melhorar a proteção contra o ruído exterior, tornando-se um isolante acústico e térmico.

Isolamento térmico para tetos sem obras

Que isolamento térmico para tetos sem obras é aplicado pelos profissionais?

Uma das técnicas mais utilizadas para a instalação de isolamento térmico no teto é o sopro, um método no qual a cavidade do teto é preenchida a granel com um material isolante que pode ser celulose, lã mineral, fibra de madeira ou pastilhas de poliestireno expandido.

O enchimento é efetuado através de pequenos orifícios feitos na superfície. Dependendo das caraterísticas da casa, isto pode ser feito a partir do exterior ou do interior.

É um isolamento rápido, sem obras nem entulho, mas requer um espaço entre o teto original e um teto falso.

A técnica de sopro requer a contratação de um profissional especializado e familiarizado com a mesma, para que a instalação seja efetuada com sucesso e com garantias que assegurem um trabalho de qualidade.

Quais são os que podem ser aplicados por si?

Os produtos de isolamento térmico para coberturas sem obras que vamos partilhar consigo a seguir não requerem a intervenção de uma equipa de profissionais para serem utilizados.

No entanto, recomendamos que procure o aconselhamento inicial de um especialista que, de acordo com as suas necessidades, poderá recomendar um ou outro tipo de produto.

Tinta térmica

A tinta térmica é uma solução simples de isolamento que pode ser aplicada sem a ajuda de um profissional e sem conhecimentos prévios.

Esta solução não só promove a eficiência energética, como também ajuda a combater problemas como o bolor e a humidade provocada pela condensação.

De acordo com testes realizados por especialistas, 1 milímetro de tinta térmica (que corresponde a aproximadamente 2 camadas) equivale ao isolamento térmico do teto com espuma de poliestireno de 50 milímetros de espessura.

Tinta de cortiça

Se preferir um isolante térmico e acústico líquido, pode também optar por uma tinta de cortiça ecológica à base de resinas naturais.

Placas de cortiça

As placas de cortiça são um isolamento térmico para tetos sem obras que pode ser instalado com buchas.

Trata-se de uma solução muito versátil e que permite obter um acabamento final diferente, graças ao facto de poder pintar ou mesmo decorar as placas com papel de parede.

Painéis decorativos

Os painéis decorativos são também muito versáteis e podem reforçar o seu isolamento térmico e acústico, bem como decorar os seus tetos.

Pode encontrar soluções em alumínio, PVC (policloreto de vinilo), MDF (painel de fibras de média densidade), compósito (composto de dois ou mais materiais), OSB (oriented strand board), etc.

As opções são tantas como os estilos de decoração e podem ser instaladas sem grandes complicações. Para reforçar o seu isolamento antes da instalação, pode utilizar um isolamento térmico refletor.

Qual é a eficácia deste tipo de isolamento?

Existem 2 critérios essenciais para determinar a eficácia de um isolamento térmico:

  1. O coeficiente de condutividade térmica (λ). Representa a capacidade de um material transmitir calor. Quanto mais fraco for, mais isolante é o material.
  2. Resistência térmica (R). Este indicador reflecte a capacidade de suportar temperaturas quentes e frias. Neste caso, quanto mais elevado for, maior é o poder de isolamento do material utilizado.

Por exemplo, o poliuretano, a lã de vidro, a fibra de coco e o algodão têm uma baixa condutividade térmica e uma elevada resistência, pelo que são considerados isolantes térmicos eficazes.

O isolamento do telhado da sua casa traz benefícios importantes, com a poupança na fatura da eletricidade no topo da lista, mas há outros que deve ter em conta.

  • Protege o ambiente. Ao consumir menos energia, reduz a libertação deCO2, um dos gases com efeito de estufa com maior impacto no nosso ambiente.
  • Melhora o conforto da sua casa. Ao reforçar o seu isolamento, pode manter uma temperatura alvo e evitar fugas de energia.
  • Ajuda a equilibrar a humidade. Tenha em conta que uma percentagem superior a 60% começa a ser prejudicial para a saúde (nomeadamente para as doenças respiratórias) e aumenta a sensação de frio.
  • Evita a formação de fissuras e roturas. As variações térmicas na sua casa podem provocar o seu aparecimento, enfraquecendo a sua estrutura.

Como pode verificar, para além da eficiência, utilizar um bom isolante térmico para telhados sem obras é uma ótima aposta para a qualidade de vida da sua família

Publicado em