Como instalar gás em casa? Documentos necessários, prazos e preços

A instalação do gás é o primeiro passo a dar quando se contrata um fornecimento de gás para a sua casa ou empresa. Quer se trate de uma propriedade nova ou de um local onde existia uma instalação de gás em funcionamento no passado, mas que foi desativada, há uma série de passos que tem de ter em conta. Explicamo-las em pormenor, por isso não perca este artigo!

Como instalar gás em casa?

Se vai registar o fornecimento de gás, a primeira coisa que deve analisar é a situação do imóvel ou estabelecimento comercial: é um edifício novo onde nunca houve fornecimento? É um imóvel usado onde o fornecimento foi cancelado? Precisa de mudar a propriedade do imóvel?

É importante que a resposta a cada uma das perguntas acima seja clara, pois os procedimentos serão diferentes e os custos associados também.

Registo de gás numa nova casa

Ao registar o gás numa casa ou local novo, deve ter em conta que está a começar do zero, ou seja, tem de registar completamente este fornecimento.

Por isso, o primeiro passo é contactar um instalador de gás autorizado, que fará todas as adaptações necessárias no seu imóvel. Para além disso, este instalador será responsável pela elaboração e emissão do Certificado de Instalação obrigatório e facilitará os procedimentos junto da distribuidora de gás da sua zona.

Tal como acontece com a eletricidade, cada território tem a sua própria empresa de distribuição, que é a que registará o fornecimento de gás. Como saber quando é que a empresa de distribuição realizou o procedimento que lhe permite usufruir da instalação de gás na sua nova casa ou local? A resposta é simples, quando o procedimento for formalizado, a empresa enviar-lhe-á o seu código CUI, que será o número de identificação da sua instalação de gás.

Registo de gás numa casa usada

Se a sua casa ou empresa já foi abastecida com gás no passado, o procedimento é simplificado. Neste caso, basta verificar primeiro se a instalação tem um Certificado de Inspeção de Gás válido (válido por 5 anos) que ateste que está em ótimas condições de utilização. 

Em todo o caso, se o imóvel tiver o serviço de gás desligado há mais de 1 ano ou se for efetuar modificações na instalação, é aconselhável emitir de novo este certificado. Desta forma, poderá confirmar que a instalação de gás cumpre os requisitos necessários para poder efetuar um novo fornecimento com todas as garantias.

A emissão do Certificado em questão é um procedimento que deve ser efetuado pelo distribuidor ou por uma empresa instaladora acreditada. Em qualquer caso, o técnico que o efetua deve ser um instalador de gás autorizado.

Por outro lado, se a casa ou as instalações já tiverem fornecimento de gás, apenas terá de mudar de proprietário ou contratar uma nova tarifa, caso em que não precisará de realizar um novo procedimento de registo.

Celebrar contrato de gás

Documentos para o registo de fornecimento de gás

Estes são os documentos que lhe serão pedidos quando se registar para um novo fornecimento de gás:

  • Nome, apelido e número do cartão de cidadão do titular do contrato de gás.
  • Código Universal do Ponto de Abastecimento (CUI). Como já referimos, este código de identificação será fornecido pela sua distribuidora de gás no caso de um registo totalmente novo. Se se tratar de uma reativação do fornecimento, poderá encontrar o CUI no contador de gás do imóvel ou refletido nas faturas anteriores.
  • Certificado de Inspeção de Gás.
  • Certificado de Instalação Térmica para aquecimento a gás.
  • Endereço exato da casa ou das instalações do ponto de abastecimento.
  • Contrato de aluguer ou título de propriedade da casa.
  • Dados da conta bancária (com IBAN) em que serão debitadas as faturas.

No caso de reativação do fornecimento de gás numa casa que já o tenha tido no passado, os documentos a apresentar são os mesmos que os mencionados acima. 

Quando tiver o Certificado de Instalação, poderá escolher entre as diferentes tarifas de gás oferecidas pelas companhias.

Quanto custa ligar o gás? 

Como vimos acima, o custo da ligação ao fornecimento de gás depende de vários fatores:

  • Se se trata de uma nova instalação (geralmente numa propriedade nova) ou de uma reativação do serviço. 
  • A tarifa de gás escolhida em função das necessidades da sua casa ou das suas instalações.

O custo total da inscrição será pago uma única vez na primeira fatura da sua companhia de gás.

Prazos para o registo do gás

Após fornecer à companhia de distribuição todas as informações necessárias para registar o seu gás, o processo pode demorar 30 dias, desde que não haja problemas com a instalação ou com a documentação fornecida. 

Dentro deste prazo, um técnico da empresa distribuidora deslocar-se-á a sua casa ou estabelecimento para instalar o contador de gás.

Publicado em