Passos para a leitura do contador de gás: que números devem ser incluídos?
Com o intuito de o ajudar a ler corretamente o seu contador de gás, preparámos uma lista dos passos que deve seguir e que o ajudarão a dissipar quaisquer dúvidas que possa ter.
Antes de começarmos, convém salientar que os passos são os mesmos, quer se trate de um contador analógico ou digital, exceto no que diz respeito à disposição dos números. Não se preocupe, porque também lhe vamos explicar isso.
Vamos lá começar!
Acesso ao contador
O contador está normalmente situado no exterior da casa, na sala do contador ou na sala da caldeira do edifício. Nas casas unifamiliares, é habitual encontrá-lo num compartimento fechado no jardim ou junto à fachada, de preferência com acesso pelo exterior protegido.
Pode também ser instalado na garagem ou na despensa. Em qualquer caso, a sua localização deve ser assinalada com uma etiqueta “gás”.
Se, apesar destas indicações, ainda não o encontrar, contacte o serviço técnico do seu fornecedor para o ajudar a localizá-lo.
Detetar quais são os números relevantes.
Para ler o contador de gás natural, a primeira coisa que deve fazer é localizar este dispositivo, que pode estar instalado no interior da sua propriedade ou no painel de contadores do edifício, como indicámos há algumas linhas atrás.
Uma vez acedido o contador, se for digital, verá um número de 8 dígitos no formato 00000,000 em que as 3 casas decimais estão destacadas a vermelho, juntamente com a indicação de que são metros cúbicos (m3).
Por exemplo: 01547,397 m3.
Só terá de indicar ao seu distribuidor os primeiros 5 números, os que se encontram à esquerda da vírgula decimal; no exemplo, a leitura do contador seria “01547”.
No caso de um contador analógico, verá um mostrador com vários números que pode ser uma roda giratória ou um marcador que avançará se estiver a utilizar gás nesse momento e indicará o m3 consumido.
Normalmente, os dígitos que deve anotar são os 4 ou 6 dígitos pretos que aparecem no seu contador de gás, uma vez que os dígitos vermelhos correspondem a décimas ou centésimas de metro cúbico e não são estimados no cálculo.
Quando a roda ou o marcador se encontrar entre dois números, deve anotar o mais baixo.
Este sistema de leitura pode levar a interpretações erradas dos valores e é, portanto, menos fiável.
Enviar a leitura do contador de gás para o prestador de serviços.
Como explicado anteriormente, a distribuidora de gás natural é a empresa responsável por efetuar as leituras dos contadores para os fornecimentos na sua área.
Se, por qualquer motivo, não for possível efetuar a leitura do contador e a empresa fornecedora não receber os seus dados de consumo atualizados, emitirá uma fatura estimada, cujo montante será calculado com base no seu consumo de gás anterior. A este respeito, note-se que, se não concordar com o montante cobrado, pode reclamar da fatura do gás.
Para evitar as faturas provisionais, em que muitas vezes paga a mais, recomendamos que aprenda a ler e a enviar a leitura do contador diretamente à sua distribuidora de gás.