Como mudar de fornecedor de gás? Consulte os procedimentos aqui
Mudar de fornecedor de gás é um procedimento totalmente gratuito e muito comum no sector energético, especialmente quando se trata de melhorar a tarifa de gás contratada. O que é necessário para levar a cabo este procedimento com sucesso? Nós dizemos-lhe.
Como é que mudo de companhia de gás?
Para mudar de companhia de gás, basta contactar o novo fornecedor com o qual pretende contratar, que o guiará durante todo o processo. De facto, apenas lhe solicitarão uma série de documentos e informações e encarregar-se-ão de todas as formalidades.
Recordamos que a mudança de companhia de gás deve ser efetuada com o consentimento expresso do titulardo contrato de gás, caso não seja o titular do contrato. O exemplo mais comum desta situação é quando é o inquilino do imóvel, mas o fornecimento ainda está em nome do proprietário.
Antes de prosseguir, importa referir que o procedimento de mudança de companhia de fornecimento de gás é totalmente gratuito, por ser entendido como um direito básico de todos os consumidores. É também um procedimento que pode ser realizado a qualquer momento, desde que o seu contrato de gás atual não tenha uma fidelização que implique uma penalização se o rescindir prematuramente.
Assim, se quiser mudar de fornecedora de gás, a nossa primeira recomendação é que verifique todos os detalhes do contrato com a sua companhia atual, para que não encontre problemas inesperados quando iniciar o pedido de mudança.
6 conselhos para mudar de companhia de gás
Antes de decidir mudar de fornecedor de gás, sugerimos que reveja os seguintes seis pontos que, sem dúvida, o ajudarão neste processo:
- Verifique se tem alguma fatura pendente com a companhia anterior. Se houver dívidas no seu nome, não poderá efetuar a mudança enquanto não tiver pago todas as contas pendentes ao antigo fornecedor.
- Compare os preços e os serviços de pelo menos duas empresas do sector para ver se existem grandes diferenças entre as duas.
- Informe-se se tem direito ao programa vale eficiência, que oferece vales para serviços, materiais ou equipamentos para os grupos sociais mais vulneráveis.
- Examine em pormenor os compromissos de permanência das ofertas das empresas. Se não os verificar, pode acabar por ter uma surpresa desagradável.
- Guarde ou imprima uma cópia da oferta comercial e do contrato de gás. Antes de se desligar do seu atual serviço de fornecimento de energia, certifique-se de que compreende todos os pormenores da nova tarifa que vai contratar.
- Lembre-se que se fizer a rescisão à distância (por telefone ou online), a mesma tem que ser requerida com 15 dias de antecedência da data que quer cessar estes serviços.
Documentação necessária para mudar de companhia de gás
Se quiser mudar de fornecedora de gás, quer seja uma companhia do mercado livre ou uma companhia regulada, deve fornecer à nova companhia com a qual deseja contratar o serviço as seguintes informações e documentos:
- Nome, apelido e cartão de cidadão do titular do contrato de gás.
- Dados de contacto: telefone ou e-mail.
- Código de ponto de entrega (CUI). Pode encontrá-lo no contador de gás da sua propriedade ou detalhado em qualquer uma das suas faturas.
- Endereço exato da propriedade ou das instalações onde o fornecimento vai ser alterado.
- Dados da conta bancária em que serão debitadas as faturas.
Deve fornecer estas informações se quiser que a mudança de empresa seja efetuada.
No que diz respeito ao número CUI, recordamos que é invariável (funciona como se fosse o CC da sua instalação de gás), pelo que, mesmo que mude de companhia, continuará a ser o mesmo.
Outro aspeto a destacar é que para efetuar esta alteração NÃO é necessário cancelar o fornecimento, pelo que não existe o risco de, ao mudar de companhia de gás, ficar sem ele num determinado momento.
Mudança de companhia de gás num apartamento arrendado
Se é inquilino de um apartamento ou de um estabelecimento comercial e pretende mudar de fornecedor de gás para obter uma melhor tarifa ou serviço, pode fazê-lo desde que tenha efetuado previamente uma mudança de proprietário.
Explicamos nesta página em pormenor como mudar o titular do contrato de gás.
Uma vez que seja titular do contrato de gás da sua casa, pode mudar de fornecedor, já que como utilizador final tem o direito de escolher livremente a companhia que lhe presta este serviço, assim como de alterar a sua tarifa ou qualquer outra modificação relacionada.
Em qualquer caso, recomendamos que examine detalhadamente o seu contrato de arrendamento, caso exista alguma cláusula que indique a possibilidade ou impossibilidade de mudar de fornecedor de gás.