Como reclamar a sua fatura de gás: um guia passo a passo

​​Reclamar a sua fatura do gás devido a erros nos valores ou cortes no fornecimento, entre outros motivos, é um procedimento a que tem sempre direito enquanto consumidor.

De seguida, explicamos os casos em que pode reclamar a sua fatura de gás natural e todos os passos necessários para pedir o reembolso dos valores cobrados indevidamente.

O que pode fazer para reclamar a sua fatura de gás se não estiver de acordo?

Reclamar faturas do gás

Se se encontrar na situação de ter de reclamar da sua fatura de gás natural, deve saber que, como consumidor, tem uma série de direitos em relação ao fornecimento deste tipo de energia, estabelecidos no decreto Lei n.º 5,2019.

Entre outros, tem o direito de:

  • Solicitar a verificação do correto funcionamento do equipamento instalado.
  • Ter acesso a um serviço de assistência telefónica 24 horas por dia, 7 dias por semana, prestado pela empresa distribuidora de gás. Este número deve estar claramente identificado nas faturas.
  • Ser informado em caso de alteração do contrato.
  • Escolher livremente o método de pagamento.
  • Mudar de fornecedor gratuitamente.
  • Ter acesso aos canais autorizados para tratar das suas reclamações.

Se quiser apresentar uma reclamação à sua companhia de gás por ter encontrado um erro na sua fatura, deve saber que o procedimento varia consoante o motivo da reclamação.

Quanto tempo tem para apresentar uma reclamação sobre uma fatura de gás?

O prazo habitual para reclamar de uma fatura de gás é, normalmente, de seis meses. Se apresentar a sua reclamação fora do prazo, a companhia não será obrigada a resolver o problema ou a corrigir a fatura.

Quais são as razões mais comuns para uma reclamação na fatura do gás?

Os incidentes mais comuns na sua fatura de gás podem ser de dois tipos:

  1. Erros nos valores da fatura.
  2. Cobranças indevidas devido a cortes de gás.

Dependendo do tipo de problema, o procedimento a seguir para reclamar a sua fatura de gás muda.

Montantes errados na fatura do gás que pode reclamar

No que diz respeito aos valores errados, há principalmente seis situações que podem ocorrer ao reclamar a sua fatura de gás:

  1. Existe uma avaria no contador, o que significa que o último consumo não foi lido corretamente.
  2. A leitura do contador não foi efetuada dentro dos prazos estipulados.
  3. O número do contador em que foi efetuada a leitura não corresponde ao do cliente.
  4. As cláusulas estabelecidas no contrato foram aplicadas de forma errada: os descontos, fatores de conversão, bónus, etc. estabelecidos no contrato não foram atribuídos.
  5. Foi efetuada uma regularização indevida de consumos em atraso.
  6. Está a ser feita uma tentativa de cobrança de uma dívida ao anterior proprietário.

Nos casos em que o cálculo incorreto da tarifa se deve a uma leitura errada do contador de gás ou porque não foi possível fazê-lo, recomendamos que faça uma leitura do contador de gás para que os dados possam ser verificados.

Encargos indevidos por cortes de gás

A empresa distribuidora de gás é obrigada por lei a prestar um serviço de qualidade, pelo que, se o serviço for interrompido por qualquer motivo não imputável ao utilizador, tem o direito de reclamar e receber uma indemnização.

Certos incumprimentos podem ocorrer no âmbito da prestação de serviços, incluindo:

  • Falta de disponibilidade na agenda para a ativação ou desativação do fornecimento;
  • Não cumprimento do prazo estabelecido para a chegada à instalação do cliente em casos de assistência técnica;
  • Descumprimento do intervalo de tempo previsto para o início de visitas agendadas, bem como cancelamentos ou reagendamentos realizados fora do horário regulamentar;
  • Atraso no restabelecimento do fornecimento após interrupções causadas por motivos atribuíveis ao cliente;
  • Não cumprimento dos prazos estabelecidos para a resposta a reclamações.

Reclamação de montantes incorretos na fatura do gás

Para apresentar uma reclamação sobre uma fatura de gás, a primeira coisa a fazer é contactar o serviço de apoio ao cliente ou o serviço de reclamações da sua companhia de gás (o fornecedor de gás).

Todos os fornecedores de gás são obrigados por lei a ter este serviço para apresentação de queixas, reclamações ou incidentes, e normalmente disponibilizam diferentes canais para que possa apresentar o seu pedido ou reclamação.

Estas são as alternativas mais comuns para apresentar a sua reclamação sobre uma fatura de gás incorreta:

  • E-mail para reclamações online.
  • Formulários de reclamação, tanto online como em papel.
  • Por telefone, através dos números de atendimento ao cliente (na maioria dos casos são gratuitos).
  • Pessoalmente, na loja do fornecedor.
  • Algumas companhias têm departamentos específicos de reclamações, tanto online como presencialmente, aos quais pode dirigir a sua reclamação sobre erros na fatura do gás.

Recomendamos que, se possível, apresente a sua reclamação por escrito com aviso de receção, para que haja um registo físico da reclamação e possa dar um melhor seguimento à mesma.

Outra dica é anotar o número de referência da sua reclamação, que normalmente é gerado automaticamente se apresentar a reclamação online.

Prazos para a resolução amigável da sua queixa

Uma vez recebida a sua queixa, a companhia de gás tem 15 dias para lhe dar uma resposta. Se não responderem, ou se não concordar com a resposta, pode dirigir-se à plataforma Reclamar da DECO PROteste, ao mesmo tempo, pode também fazer pressão junto do banco.

Se, mesmo assim, não ficar convencido com o resultado desta mediação, pode levar a sua reclamação a centros que gerem conflitos específicos como o CASA, Compas e o provedor APATV.

Instruções para apresentar um pedido de indemnização por corte de gás

Se o motivo da reclamação da sua fatura de gás se deve a um corte indevido no fornecimento de gás ou a uma avaria na rede de distribuição pela qual, como vimos, tem direito a uma redução na sua fatura, os 2 passos básicos que deve seguir são os seguintes:

  1. Contactar o serviço de apoio ao cliente da empresa distribuidora de gás da sua área. Como já explicámos noutros procedimentos, a empresa de distribuição de gás é responsável por levar este serviço até a sua casa, pelo que qualquer avaria ou incidente no fornecimento é da sua responsabilidade.
  2. Aguarde a resposta da empresa, tendo em conta que a empresa tem um prazo máximo de 15 dias úteis para responder à sua reclamação.

Onde reclamar de um corte de gás?

Se não ficar satisfeito com a resposta da empresa, deve contactar a ERSE através de um pedido de informação à ERSE no livro de reclamações eletrónico.

A ERSE atende todas as solicitações de informação e acompanha as reclamações recebidas por esse meio, que lhe são encaminhadas automaticamente.

Para além do livro de reclamações em formato eletrónico o formato físico continua a ser obrigatório nos estabelecimentos que prestam atendimento ao público.

A ERSE recebe uma cópia de todas as reclamações registadas no Livro de Reclamações, seja em papel ou digital, assim como das respostas que os fornecedores devem enviar aos consumidores no prazo de 15 dias úteis.

Reclamação da fatura de gás por uma leitura estimada

Se o valor da fatura for significativamente diferente da leitura real do seu contador de gás, é possível que a companhia esteja a fazer uma leitura estimada do seu consumo com base em dados históricos ou, em alternativa, através de um cálculo por analogia com perfis de consumidores semelhantes.

Isto pode acontecer porque a empresa não tem acesso à leitura real do contador por razões como a impossibilidade de aceder ao contador, mas também se o contador estiver avariado ou se houver um erro informático que impeça a leitura dos contadores inteligentes.

Para reclamar uma fatura de gás relativa a uma leitura estimada, pode tomar as seguintes medidas:

  • Contactar a companhia de gás através dos canais que esta coloca à sua disposição (pessoalmente, por telefone, correio eletrónico ou online) e apresentar uma reclamação formal, fornecendo a leitura real do seu contador para que possam fazer os ajustes necessários. Não se esqueça de anexar o seu contrato e/ou o número do contador.
  • Solicite a emissão de uma fatura com base na leitura real e faça os ajustes necessários na fatura seguinte.
  • Aguarde o tratamento da sua reclamação (15 dias úteis).
  • Se não ficar satisfeito com a resposta do fornecedor, pode dirigir a sua reclamação, como noutros contextos, à DECO PROteste, à ERSE, ou denunciar práticas irregulares em tribunal.

Verificações antes de reclamar uma fatura de gás

Antes de iniciar um processo de reclamação, recomendamos que efetue as seguintes verificações. Estas ajudá-lo-ão a evitar perder tempo com procedimentos desnecessários ou a apresentar uma reclamação com argumentos sólidos:

  • Verifique se o contador de gás está a funcionar corretamente, pois pode acontecer que um aparelho defeituoso dê uma leitura incorreta e aumente o montante injustificadamente.
  • Verifique a leitura do seu contador. Pode fazê-lo acedendo fisicamente ao mesmo, ou pode verificar a leitura real do seu contador digital através da área privada.
  • Veja se está a ser cobrado por uma dívida de outra pessoa devido a um erro administrativo ou a montantes pendentes do proprietário anterior.

Com estas pequenas verificações, pode excluir a maior parte dos erros nas reclamações.

Se tiver dúvidas na hora de reclamar uma fatura de gás, também pode recorrer a associações privadas de consumidores, como a DECO PROteste. São organizações que zelam pelos direitos dos utentes e podem prestar aconselhamento jurídico.

De facto, esta pode ser uma forma de complementar a ação da ERSE, embora deva ter em conta que, enquanto a ERSE é um serviço público gratuito, estas organizações privadas são normalmente suportadas pelas contribuições dos seus membros.

Não me estão a cobrar o gás: o que devo fazer?

Se o gás não lhe está a ser cobrado, deve agir rapidamente para evitar consequências indesejáveis, como a acumulação de dívidas ou o corte do fornecimento por falta de pagamento.

A primeira coisa a fazer é verificar se o contrato ainda é válido. Em seguida, analise a situação e verifique se não está a receber as faturas por outros meios que não os inicialmente verificados. Por exemplo, se a fatura lhe for enviada por correio eletrónico, pode ter caído na pasta SPAM, como acontece por vezes com novos endereços.

A partir daí, pode seguir estes passos para encontrar uma solução:

  • Contactar o serviço de apoio ao cliente e explicar a situação.
  • Analisar o histórico da fatura, se não se tratar de um novo fornecimento, para detetar quando começou o problema.
  • Peça um histórico de consumo ao seu fornecedor ou descarregue-o, se possível, da aplicação da empresa (onde também pode aceder às suas faturas).
  • Peça um histórico das faturas se existirem e não as tiver recebido, ou se não conseguir aceder a elas a partir da área de cliente.
  • Verifique se o contador está a funcionar corretamente.
  • Verifique os dados bancários que aparecem na fatura, caso tenha alterado o débito direto e haja um erro ou não tenha sido atualizado.

Se está a receber faturas, mas não está a ser cobrado por débito direto, verifique, contactando a empresa ou através do seu espaço pessoal, se a conta de débito direto está ativa, com saldo suficiente para cobrir o pagamento e sem restrições.

Se necessário, por não conseguir chegar a um acordo com a empresa ou por encontrar irregularidades no tratamento, pode recorrer a organismos como a DECO PROteste ou a ERSE.

Perguntas frequentes relacionadas

Como pedir uma segunda via da fatura do gás?

O procedimento para pedir uma segunda via da fatura do gás pode ser efetuado através dos canais habituais de comunicação com a sua empresa, ou seja: através do número de telefone do serviço de apoio ao cliente, através da área de cliente online (se estiver registado), por e-mail ou pessoalmente num dos escritórios da empresa.

Como posso pagar a minha fatura de gás?

As formas mais comuns de pagar as suas faturas são: por débito direto, por telefone, online através da área de cliente da sua companhia ou através do formulário web, em dinheiro ou numa caixa multibanco de uma agência bancária. Lembramos que pode alterar a forma de pagamento em qualquer altura, bastando para isso informar a sua companhia de gás.

Com que frequência se paga o gás?

A fatura do gás natural pode ser mensal ou bimestral, consoante a empresa fornecedora, e o seu custo é calculado a partir da leitura do contador de gás em cada ponto de abastecimento.

Publicado em