Reclamação de montantes incorretos na fatura do gás
Para apresentar uma reclamação sobre uma fatura de gás, a primeira coisa a fazer é contactar o serviço de apoio ao cliente ou o serviço de reclamações da sua companhia de gás (o fornecedor de gás).
Todos os fornecedores de gás são obrigados por lei a ter este serviço para apresentação de queixas, reclamações ou incidentes, e normalmente disponibilizam diferentes canais para que possa apresentar o seu pedido ou reclamação.
Estas são as alternativas mais comuns para apresentar a sua reclamação sobre uma fatura de gás incorreta:
- E-mail para reclamações online.
- Formulários de reclamação, tanto online como em papel.
- Por telefone, através dos números de atendimento ao cliente (na maioria dos casos são gratuitos).
- Pessoalmente, na loja do fornecedor.
- Algumas companhias têm departamentos específicos de reclamações, tanto online como presencialmente, aos quais pode dirigir a sua reclamação sobre erros na fatura do gás.
Recomendamos que, se possível, apresente a sua reclamação por escrito com aviso de receção, para que haja um registo físico da reclamação e possa dar um melhor seguimento à mesma.
Outra dica é anotar o número de referência da sua reclamação, que normalmente é gerado automaticamente se apresentar a reclamação online.
Prazos para a resolução amigável da sua queixa
Uma vez recebida a sua queixa, a companhia de gás tem 15 dias para lhe dar uma resposta. Se não responderem, ou se não concordar com a resposta, pode dirigir-se à plataforma Reclamar da DECO PROteste, ao mesmo tempo, pode também fazer pressão junto do banco.
Se, mesmo assim, não ficar convencido com o resultado desta mediação, pode levar a sua reclamação a centros que gerem conflitos específicos como o CASA, Compas e o provedor APATV.