Tarifa de gás 2024: aspetos a ter em conta no momento de contratar


Escolher uma tarifa de gás que realmente se adapte às necessidades da sua casa ou empresa é um dos primeiros passos que deve ter em conta para evitar pagar a mais pelo seu fornecimento de gás natural.

A seguir explicamos as caraterísticas e condições das atuais tarifas de gás existentes no mercado. 

Que tipos de tarifas de gás existem?

Em Portugal, os utilizadores de gás podem escolher entre dois tipos diferentes de tarifas de gás:

  1. As tarifas de gás reguladas pela ERSE.
  2. Tarifas de gás do mercado livre. 

Vejamos quais são as suas diferenças, bem como as desvantagens e vantagens de contratar cada uma destas duas tarifas de gás.

Tarifas de gás reguladas

A tarifa regulada de gás consiste em preços mínimos e máximos para o fornecimento de gás natural que são fixados trimestralmente pela ERSE. 

Se optar por uma destas tarifas reguladas de gás, deve saber que não têm requisitos mínimos de permanência, pelo que pode mudar de tarifa de gás sempre que desejar.

Tarifas de gás do mercado livre

No mercado livre do gás natural, existem vários tipos de tarifas consoante a empresa fornecedora. Neste tipo de tarifa, podem ser aplicados descontos, por exemplo, os contratos de fornecimento podem ser combinados (por exemplo, eletricidade + gás) e os preços são geralmente bastante competitivos devido às regras da concorrência.

Enquanto consumidor, tem a possibilidade de escolher a empresa e a tarifa que mais lhe convém, como um preço fixo ou uma taxa fixa.

Neste mercado não regulado, são as próprias companhias que fixam o preço e os custos da energia, em função da evolução dos mercados do gás, da concorrência e das suas próprias políticas comerciais.

Em todo o caso, é aconselhável que o utilizador compare e, após fazer contas, veja qual a opção que melhor se adapta ao seu consumo e às suas necessidades.

Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas!