Perguntas frequentes sobre a luz

Nesta página, encontrará respostas às perguntas mais comuns dos utilizadores sobre o fornecimento de eletricidade: gestão de avarias, instalação e manutenção, procedimentos, faturas, pagamentos e muito mais.


Perguntas frequentes

Como pedir uma ligação de eletricidade?

Para solicitar uma ligação elétrica (etapa prévia e necessária ao processo de registo), o utilizador deve contactar a empresa de distribuição responsável pelos novos fornecimentos na sua área para dar início aos procedimentos.

Estes procedimentos desenrolam-se em várias fases. A saber:

  1. Abertura do processo. A primeira etapa do pedido de fornecimento de eletricidade consiste na abertura do processo no qual constarão todos os seus dados de identificação e de contacto, bem como os do instalador. Terá também de fornecer informações sobre a casa ou local em termos de utilização do imóvel, morada, tensão e potência a contratar, plantas do local da instalação e outras informações adicionais.

  2. Estudo de viabilidade. Nesta altura, a empresa distribuidora envia um técnico a sua casa ou local para analisar a viabilidade ou não da ligação do serviço. Após este estudo, e num prazo máximo de 20 dias, a empresa de distribuição deve emitir e enviar-lhe um dossier com as especificações técnicas e uma estimativa dos custos do serviço.

  3. Aceitação ou rejeição da proposta. Após analisar a proposta económica do distribuidor, poderá aceitá-la ou rejeitá-la e contratar o serviço através de uma empresa de instalação externa que deverá estar devidamente autorizada. 

  4. Formalização e pedido de licenças. Após a atribuição do projeto, a empresa de distribuição verificará a documentação apresentada e, se estiver correta, emitirá o CPE ou Código de ponto de entrega. 

  5. Realização dos trabalhos de ligação. Serão efetuados com base nas especificações técnicas estabelecidas pela empresa de distribuição. 

  6. Certificação da instalação. Uma vez efetuados os trabalhos de ligação do serviço, a empresa distribuidora deve verificar se estes estão em conformidade com os requisitos técnicos e legais, bem como em termos de segurança. Após esta verificação, será emitido o Certificado de Instalação Elétrica (CIE), com o qual poderá solicitar o fornecimento de eletricidade ao imóvel. 

Qual é o consumo das lâmpadas LED?

As lâmpadas LED foram uma verdadeira revolução, pois são tão eficientes que consomem muito menos energia do que as lâmpadas convencionais.

Se analisarmos o consumo em termos de lúmens, teremos os seguintes valores:

Nº lúmenes

Lâmpada LED

Lâmpada incandescente Lâmpada de baixo consumo
450 lm 4-9 W 40 W 9-13 W
800 lm 10-15 W 60 W 13-15 W
1.100 lm 10-15 W 100 W 23-30 W

* W = watt

lm = lúmen

Isto tem um impacto direto e substancial no controlo dos custos mensais da iluminação, tendo em conta que, a nível doméstico, o consumo de iluminação pode representar até 25% das despesas totais do agregado familiar.

De quem depende o aumento dos preços da luz?

O aumento dos preços da luz depende de múltiplos fatores que podemos ver refletidos na nossa fatura da eletricidade.

O custo da luz depende da potência contratada, das tarifas de acesso às redes, e das respetivas taxas e impostos.

Todas as taxas e impostos aplicáveis são determinadas por lei.

Os aumentos dos preços da luz afetam todos por igual?

Sim, é verdade que o aumento dos preços da luz afetam principalmente os utilizadores com tarifas reguladas, que são influenciadas pelas variações diárias dos preços dos mercados grossistas de energia.

No entanto, isto não significa que os consumidores incluídos no mercado livre não sejam afetados pelos aumentos de preços, mas sim que conhecem o preço antecipadamente, uma vez que a maioria das comercializadoras oferece tarifas fixas, nas quais muitas vezes se paga um preço máximo durante todo o ano.

Qual é o consumo de um aquecedor?

A resposta correta ao consumo de um aquecedor depende de três fatores fundamentais: a sua potência, o tempo de utilização e o preço da eletricidade no momento em que o utiliza. Combinando estes conceitos, poderá calcular e chegar ao valor total do consumo do seu esquentador.

Considere estes três fatores:

  • Na ficha técnica do seu aquecedor elétrico, poderá conhecer a sua potência.

  • Na sua fatura de eletricidade, poderá ver o preço por kWh.

  • O cálculo (aproximado ou exato) do tempo de utilização do aparelho é algo que pode controlar por si próprio.

Para efeitos práticos e informativos: a utilização de um aquecedor de 600 W durante 5 horas por dia equivale a um consumo de energia de 3 kWh, enquanto a utilização de um aquecedor de 1800 W durante o mesmo período de tempo equivale a um consumo de energia de 9 kWh.

Mais informações sobre aquecedores elétricos de baixo consumo podem ser encontradas aqui.

É perigoso viver perto de um transformador elétrico?

Muitas pessoas perguntam-se se é perigoso viver perto de um transformador elétrico. A resposta é tranquilizadora, uma vez que os transformadores elétricos que se encontram nas cidades perto de edifícios residenciais e que transformam a corrente elétrica de média para baixa tensão estão geralmente encerrados em armários especialmente concebidos e equipados para limitar a radiação que emitem.

Em todo o caso, a distância de segurança em relação às habitações é muito variável e, em alguns casos, bastam algumas dezenas de metros para neutralizar o efeito do campo eletromagnético criado.

Para além dos campos eletromagnéticos, os transformadores elétricos podem provocar explosões e incêndios.