Recuperador de calor: o que é, como funciona e as suas vantagens

Um recuperador de calor é um sistema de ventilação automático que aumenta a eficiência dos sistemas de ar condicionado, recuperando a energia do ar expelido para o exterior e transmitindo-a ao ar que é introduzido na habitação.

Estes aparelhos, cujo funcionamento é determinado pelo tipo de permutador de calor de que são compostos, aumentam a qualidade do ar, criando espaços mais saudáveis e sustentáveis.

Dada a importância atual do controlo energético a nível doméstico, para reduzir o consumo, e a nível ambiental, optando por sistemas de ar condicionado eficientes, vamos falar-lhe sobre o que é um recuperador de calorcomo funciona e quais os benefícios que pode obter com ele.

O que é um recuperador de calor?

Um recuperador de calor é um dispositivo constituído por um permutador de calor de alta eficiência e ventiladores cujo objetivo é ventilar uma casa ou um edifício de forma controlada e automatizada e recuperar o calor do ar interior antes de este ser eliminado. Este processo pretende reduzir as perdas de energia e o consumo de energia.

Os recuperadores de calor das instalações de ar condicionado tornam-se permutadores de calor que aproveitam o calor sensível (no caso dos recuperadores de calor térmico) e o calor residual latente (graças aos recuperadores de calor entálpico).

Graças a este método, os técnicos podem otimizar as instalações energéticas, um dos pilares das chamadas “passivhaus” ou casas passivas de alta eficiência, seguindo as seguintes orientações:

  • Análise prévia da viabilidade de poder consumir a energia recuperada.
  • Cálculo da poupança esperada em relação ao custo de investimento do sistema.
  • Identificação dos pontos de recuperação de calor e dos pontos de consumo de energia.
  • Estimativa das emissões de CO2 evitadas.

Estas etapas fazem parte da análise preliminar necessária para a inclusão de um sistema de ventilação interior de duplo fluxo com condutas.

Recuperador de calor

Como funciona um recuperador de calor?

funcionamento de um recuperador de calor baseia-se na troca de calor entre o volume de ar extraído, que já está condicionado, e o volume de ar de admissão, que não está condicionado. Por outras palavras, conduz o ar exterior para o interior e expulsa o ar “viciado” do interior para o exterior.

Ao longo de todo o processo, beneficia de 4 funções:

  1. Renovação do ar interior sem perda de energia e de alta qualidade graças à filtragem a que é submetido.
  2. Pré-aquecimento do ar para reduzir o consumo de energia no inverno.
  3. Pré-arrefecimento do ar através da função bypass para reduzir o consumo de energia no verão.
  4. Eliminação da condensação que surge no processo de troca de energia.

A maioria das unidades de recuperação de calor instaladas em edifícios residenciais e comerciais são permutadores de calor ar-ar combinados com sistemas de ar condicionado. Essencialmente, os tipos de permutadores de calor de que são compostos são:

  • Fluxo cruzado. A energia térmica é trocada através dos painéis que o compõem. A troca de calor é curta, pois um dos fluidos flui perpendicularmente ao outro.
  • Fluxo paralelo. O tempo de troca é maior, pois os fluidos circulam em paralelo, aumentando a eficiência energética.
  • Rotativo. É constituído por uma roda coberta por uma caixa dividida em 2 semicírculos com um feixe de condutas paralelas. Graças ao motor elétrico que o acciona, a permuta de calor pode ser controlada. Este sistema facilita o controlo da humidade porque permite reaquecer o ar de alimentação para o desumidificar.

Quais as vantagens que um recuperador de calor proporciona?

recuperador de calor é um sistema concebido para melhorar a eficiência energética de edifícios e habitações, criando assim espaços mais sustentáveis sem sacrificar a qualidade do ar.

Por este motivo, entre as principais vantagens que oferece está a redução dos custos de investimento e a poupança de energia, embora existam muitas outras das quais pode beneficiar.

Redução dos custos de investimento

Como o recuperador de calor vai otimizar o funcionamento dos sistemas de ar condicionado, estes podem ser mais compactos.

Eficiência energética

O Decreto-Lei nº80/2006, que atualiza o Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE), vem reforçar que uma parte das construções têm vindo a ter variados meios de promoção das condições ambientais do mesmo, independentemente da estação em causa, ao impor limites referentes aos consumos praticados

Poupança de energia

Ao reduzir os custos de funcionamento, ou seja, o consumo operacional, poupa energia que se traduz numa redução da sua fatura de eletricidade, o que, por sua vez, permite-lhe contribuir para a proteção do ambiente, minimizando a emissão de gases com efeito de estufa.

Interiores sem insetos

Como não precisa de abrir as janelas para ventilar a sua casa, evita a entrada de mosquitos, moscas, aranhas ou outros insetos.

Melhoria da qualidade do ar

A ventilação com recuperação de calor permite-lhe usufruir de um ar limpo, sem bactérias, humidade ou partículas em suspensão graças à ação dos seus filtros, que podem ser filtros de alta eficiência como o HEPA (High Efficiency Particle Arresting), de que já terá ouvido falar na pandemia do tratamento do ar interior.

Neste ponto, se está a perguntar-se quando é conveniente instalar um recuperador de calor, tenha em conta que, de acordo com os regulamentos de conceção ecológica estabelecidos por lei para as unidades de ventilação, quando o caudal de ar para o exterior é superior a 10000 m³/h, é necessária a recuperação de energia do ar expelido.

Da mesma forma, pode instalar um recuperador de calor na sua casa para aumentar a sua eficiência energética, como viu ao longo deste artigo. 

Publicado em