
Os transportes sustentáveis reduzem as emissões de gases com efeito de estufa e desempenham um papel ativo na concretização da transição energética prevista.
Um recuperador de calor é um sistema de ventilação automático que aumenta a eficiência dos sistemas de ar condicionado, recuperando a energia do ar expelido para o exterior e transmitindo-a ao ar que é introduzido na habitação.
Estes aparelhos, cujo funcionamento é determinado pelo tipo de permutador de calor de que são compostos, aumentam a qualidade do ar, criando espaços mais saudáveis e sustentáveis.
Dada a importância atual do controlo energético a nível doméstico, para reduzir o consumo, e a nível ambiental, optando por sistemas de ar condicionado eficientes, vamos falar-lhe sobre o que é um recuperador de calor, como funciona e quais os benefícios que pode obter com ele.
Um recuperador de calor é um dispositivo constituído por um permutador de calor de alta eficiência e ventiladores cujo objetivo é ventilar uma casa ou um edifício de forma controlada e automatizada e recuperar o calor do ar interior antes de este ser eliminado. Este processo pretende reduzir as perdas de energia e o consumo de energia.
Os recuperadores de calor das instalações de ar condicionado tornam-se permutadores de calor que aproveitam o calor sensível (no caso dos recuperadores de calor térmico) e o calor residual latente (graças aos recuperadores de calor entálpico).
Graças a este método, os técnicos podem otimizar as instalações energéticas, um dos pilares das chamadas “passivhaus” ou casas passivas de alta eficiência, seguindo as seguintes orientações:
Estas etapas fazem parte da análise preliminar necessária para a inclusão de um sistema de ventilação interior de duplo fluxo com condutas.
O funcionamento de um recuperador de calor baseia-se na troca de calor entre o volume de ar extraído, que já está condicionado, e o volume de ar de admissão, que não está condicionado. Por outras palavras, conduz o ar exterior para o interior e expulsa o ar “viciado” do interior para o exterior.
Ao longo de todo o processo, beneficia de 4 funções:
A maioria das unidades de recuperação de calor instaladas em edifícios residenciais e comerciais são permutadores de calor ar-ar combinados com sistemas de ar condicionado. Essencialmente, os tipos de permutadores de calor de que são compostos são:
O recuperador de calor é um sistema concebido para melhorar a eficiência energética de edifícios e habitações, criando assim espaços mais sustentáveis sem sacrificar a qualidade do ar.
Por este motivo, entre as principais vantagens que oferece está a redução dos custos de investimento e a poupança de energia, embora existam muitas outras das quais pode beneficiar.
Como o recuperador de calor vai otimizar o funcionamento dos sistemas de ar condicionado, estes podem ser mais compactos.
O Decreto-Lei nº80/2006, que atualiza o Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE), vem reforçar que uma parte das construções têm vindo a ter variados meios de promoção das condições ambientais do mesmo, independentemente da estação em causa, ao impor limites referentes aos consumos praticados
Ao reduzir os custos de funcionamento, ou seja, o consumo operacional, poupa energia que se traduz numa redução da sua fatura de eletricidade, o que, por sua vez, permite-lhe contribuir para a proteção do ambiente, minimizando a emissão de gases com efeito de estufa.
Como não precisa de abrir as janelas para ventilar a sua casa, evita a entrada de mosquitos, moscas, aranhas ou outros insetos.
A ventilação com recuperação de calor permite-lhe usufruir de um ar limpo, sem bactérias, humidade ou partículas em suspensão graças à ação dos seus filtros, que podem ser filtros de alta eficiência como o HEPA (High Efficiency Particle Arresting), de que já terá ouvido falar na pandemia do tratamento do ar interior.
Neste ponto, se está a perguntar-se quando é conveniente instalar um recuperador de calor, tenha em conta que, de acordo com os regulamentos de conceção ecológica estabelecidos por lei para as unidades de ventilação, quando o caudal de ar para o exterior é superior a 10000 m³/h, é necessária a recuperação de energia do ar expelido.
Da mesma forma, pode instalar um recuperador de calor na sua casa para aumentar a sua eficiência energética, como viu ao longo deste artigo.
Os transportes sustentáveis reduzem as emissões de gases com efeito de estufa e desempenham um papel ativo na concretização da transição energética prevista.
O regulamento para a instalação de postos de carregamento para veículos elétricos centra-se em garagens comuns, casas unifamiliares e outros.
A bioenergia fornece energia térmica, eletricidade e biocombustíveis, como o biogás. Trata-se de uma energia renovável que reforça a economia circular.