Perguntas frequentes sobre o contador do gás


Resolva as suas dúvidas sobre o contador de gás

Quanto custa o aluguer de um contador de gás?

O preço do aluguer do contador de gás natural é regulado pela ERSE e aparecerá nas faturas expressas em euros/mês. O custo mensal depende da distribuidora de gás e da capacidade (caudal) de cada contador, sendo inferior a um euro por mês para os contadores de gás doméstico.

Quanto custa comprar um contador de gás?

O preço de compra do contador de gás situa-se entre 100 e 200 euros, consoante o modelo e a sua capacidade (caudal) em metros cúbicos. A este custo acresce o custo de instalação por uma empresa especializada e o custo de manutenção, avarias e substituição, que terá de ser suportado por si.

Qual é a multa por adulteração do contador de gás?

A adulteração do contador de gás natural, especificamente o dispositivo utilizado para medir o consumo, pode resultar, de acordo com a ERSE, em cortes do fornecimento de energia, para além de ficar obrigado a pagar ao operador de rede o valor devido com juros.

Na situação em que esta não seria a primeira incidência aplica-se uma “majoração ao valor total devido, correspondente, no mínimo, ao montante que resultaria da aplicação de IVA, à taxa legal em vigor”.

Quando deve ser efetuada a leitura do contador de gás natural?

Sobre as gestões relacionadas com a leitura do contador de gás natural, uma questão recorrente é quando deve o utilizador ou o pessoal da empresa efetuar a leitura a leitura do mesmo.

A resposta final a esta questão varia consoante o tipo de fornecimento recebido.

Assim, para consumos considerados domésticos, ou seja, até 10 000 m³ e, tal como indicado pela ERSE, a informação deve ser recolhida de dois em dois meses, o que significa que devem ser comunicadas 6 leituras do contador de gás natural por ano pelo operador da rede de distribuição.

O que acontece se o meu contador de gás estiver avariado?

Ter um contador de gás avariado significa, no mínimo, enfrentar problemas financeiros, burocráticos e até legais.

Os erros no contador de gás podem resultar numa leitura de consumo inferior à real, o que significa que, quando o erro for detetado, a companhia de abastecimento irá proceder à regularização da situação com a habitual sobretaxa na sua fatura de gás.

Por outro lado, se a leitura foi superior ao consumo real, a primeira coisa que terá de fazer é lutar para que esse facto seja reconhecido e depois pedir que lhe seja paga a diferença.

Para evitar este tipo de situações, verifique regularmente os valores, pois se o seu contador de gás estiver avariado, os números que registam o consumo não se movem ou podem mesmo andar para trás.

Sempre que detetar um comportamento anómalo no seu contador de gás, o melhor a fazer é contactar a empresa distribuidora ou um instalador técnico profissional e autorizado que possa detetar a origem do problema.