Perguntas frequentes sobre alterar a potência contratada


Resolva as suas dúvidas sobre alterar a potência da luz

Quanto tempo demora a mudança de fornecedor de eletricidade?

A mudança de fornecedor de eletricidade pode demorar até 30 dias, a partir do momento em que entregar ao seu novo fornecedor de eletricidade toda a documentação necessária.

O tempo máximo legal que pode esperar para mudar de fornecedor de eletricidade é de 20 dias úteis. Lembre-se também que, no período de tempo entre a rescisão e a mudança de fornecedor, é provável que receba uma fatura final do seu anterior fornecedor pelos dias em que esta prestou o serviço até à mudança para a nova companhia.

Posso contratar duas potências diferentes?

Sim, pode contratar duas potências para a luz, em função de três períodos horários: o período de vazio, de ponta e de cheias. Sendo o primeiro período, o mais barato e o de ponta o mais caro. Recomenda-se a contratação de uma potência mais baixa para as horas mais caras e de um aumento de potência para as horas mais baratas.

Quanto custa mudar a potência da eletricidade?

Desde que a instalação em causa esteja adaptada à potência que pretende contratar, a alteração da potência não implica custos.

Assim, os únicos custos que podem surgir serão os custos de obras na eventual possibilidade de destas serem necessárias.

Como posso saber se há uma falha de energia na minha zona?

Se tiver dúvidas sobre se a falha de energia ocorreu apenas na sua casa ou se também afeta o resto do edifício ou do bairro, a primeira coisa a fazer é localizar a extensão do problema.

Uma forma simples de o saber é verificar se há luz nas zonas comuns do seu edifício (corredores, escadas, etc.) ou sair para a rua para avaliar se o apagão afeta apenas o seu bloco de apartamentos ou se parte do bairro também ficou sem luz. Se tudo estiver bem, é muito provável que a avaria esteja localizada apenas na instalação elétrica da sua casa.

Em todo o caso, outra forma rápida e fácil de saber se há um incidente ou um corte de energia programado na sua zona é contactar o número de telefone de incidentes da empresa de distribuição de eletricidade da sua zona. Algumas empresas permitem mesmo fazer esta consulta através da sua página web.

Ao mudar de fornecedor, é necessário modificar a potência ou o equipamento?

Quando solicita uma mudança de fornecedor, não tem de alterar a potência anteriormente contratada. Esta mudança de fornecedor não afeta necessariamente os equipamentos instalados na sua casa ou empresa.

Na verdade, a mudança de potência elétrica é mais uma resposta às alterações das exigências e necessidades de consumo, sejam elas crescentes ou decrescentes.

Se consumir mais energia do que a contratada, é frequente que, ao utilizar vários aparelhos em simultâneo, o ICP ou Interruptor de Controlo de Potência “dispare”. Por outro lado, se o seu consumo real de energia for muito inferior em termos de potência consumida, estará a incorrer num custo desnecessário na sua fatura mensal de eletricidade.