Perguntas frequentes sobre o contador da luz


Resolva as suas dúvidas sobre o contador da luz

O que fazer se o contador da luz não funcionar?

Um contador de eletricidade avariado tem como consequência direta uma fatura incorreta, que pode ser demasiado alta ou demasiado baixa. O Decreto-Lei nº15/2022 estabelece as formas legais de ação por faturação incorreta no caso de um contador de eletricidade ter algum problema.

Em ambos os casos, a primeira medida mais lógica a tomar se detetar que o seu contador não está a funcionar corretamente é contactar a empresa de distribuição responsável pelo fornecimento e explicar as suas suspeitas.

Após ter comunicado o problema, a empresa de distribuição indicar-lhe-á os passos a seguir e registará a ocorrência nos seus registos.

Outra opção é contactar um eletricista que examinará o seu contador de eletricidade para indicar as possíveis causas da avaria e o ajudará a resolvê-las.

Onde colocar o contador da luz?

A instalação do contador da luz depende do facto de se tratar do abastecimento de uma única vivenda ou de um armário de contagem para várias casas. Consoante o caso, o contador da luz pode ser colocado no interior da habitação ou no exterior.

Em ambos os casos, a instalação deve respeitar as premissas básicas de facilidade de leitura do equipamento, acesso direto e constante aos fusíveis de proteção e todas as outras medidas de segurança e manutenção estabelecidas como necessárias.