Qual é o consumo das lâmpadas LED?
As lâmpadas LED foram uma verdadeira revolução, pois são tão eficientes que consomem muito menos energia do que as lâmpadas convencionais.
Se analisarmos o consumo em termos de lúmens, teremos os seguintes valores:
Nº lúmenes |
Lâmpada LED
|
Lâmpada incandescente |
Lâmpada de baixo consumo |
---|
450 lm |
4-9 W |
40 W |
9-13 W |
800 lm |
10-15 W |
60 W |
13-15 W |
1.100 lm |
10-15 W |
100 W |
23-30 W |
* W = watt
lm = lúmen
Isto tem um impacto direto e substancial no controlo dos custos mensais da iluminação, tendo em conta que, a nível doméstico, o consumo de iluminação pode representar até 25% das despesas totais do agregado familiar.
De quem depende o aumento dos preços da luz?
O aumento dos preços da luz depende de múltiplos fatores que podemos ver refletidos na nossa fatura da eletricidade.
O custo da luz depende da potência contratada, das tarifas de acesso às redes, e das respetivas taxas e impostos.
Todas as taxas e impostos aplicáveis são determinadas por lei.
Os aumentos dos preços da luz afetam todos por igual?
Sim, é verdade que o aumento dos preços da luz afetam principalmente os utilizadores com tarifas reguladas, que são influenciadas pelas variações diárias dos preços dos mercados grossistas de energia.
No entanto, isto não significa que os consumidores incluídos no mercado livre não sejam afetados pelos aumentos de preços, mas sim que conhecem o preço antecipadamente, uma vez que a maioria das comercializadoras oferece tarifas fixas, nas quais muitas vezes se paga um preço máximo durante todo o ano.
Qual é o consumo de um aquecedor?
A resposta correta ao consumo de um aquecedor depende de três fatores fundamentais: a sua potência, o tempo de utilização e o preço da eletricidade no momento em que o utiliza. Combinando estes conceitos, poderá calcular e chegar ao valor total do consumo do seu esquentador.
Considere estes três fatores:
Na ficha técnica do seu aquecedor elétrico, poderá conhecer a sua potência.
Na sua fatura de eletricidade, poderá ver o preço por kWh.
O cálculo (aproximado ou exato) do tempo de utilização do aparelho é algo que pode controlar por si próprio.
Para efeitos práticos e informativos: a utilização de um aquecedor de 600 W durante 5 horas por dia equivale a um consumo de energia de 3 kWh, enquanto a utilização de um aquecedor de 1800 W durante o mesmo período de tempo equivale a um consumo de energia de 9 kWh.
Mais informações sobre aquecedores elétricos de baixo consumo podem ser encontradas aqui.
É perigoso viver perto de um transformador elétrico?
Muitas pessoas perguntam-se se é perigoso viver perto de um transformador elétrico. A resposta é tranquilizadora, uma vez que os transformadores elétricos que se encontram nas cidades perto de edifícios residenciais e que transformam a corrente elétrica de média para baixa tensão estão geralmente encerrados em armários especialmente concebidos e equipados para limitar a radiação que emitem.
Em todo o caso, a distância de segurança em relação às habitações é muito variável e, em alguns casos, bastam algumas dezenas de metros para neutralizar o efeito do campo eletromagnético criado.
Para além dos campos eletromagnéticos, os transformadores elétricos podem provocar explosões e incêndios.
Em que unidades é medida a tensão elétrica?
A unidade de medida da tensão elétrica é o volt, representado pela letra “V” e vulgarmente designado por voltagem.
A tensão ou tensão elétrica é também conhecida como diferença de potencial elétrico porque é precisamente o que mede entre dois pontos, a quantidade de eletricidade sob a forma de tensão que passa de um corpo para outro.
A tensão elétrica varia de acordo com o tipo de instalação a que nos referimos. Assim, nas instalações de baixa tensão (geralmente domésticas) a tensão varia entre 220 e 230 volts, nas instalações de média tensão entre 1.000 e 36.000 volts e nas instalações de alta tensão acima de 36.000 volts.
Quanto é que se pode poupar com as luzes LED?
Muitos utilizadores perguntam quanto se pode poupar com as lâmpadas LED. A resposta é que com a escolha de lâmpadas LED pode poupar até 90% no consumo de energia, em comparação com outras opções de iluminação.
Mas as poupanças deste tipo também se verificam noutras frentes, como a duração de vida. Neste sentido, a iluminação LED tem uma duração média de 20 000 a 50 000 horas, muito mais longa do que as suas concorrentes incandescentes ou de halogéneo.
Por fim, a sua maior resistência também tem um impacto direto na redução de custos (ou maior poupança) uma vez que, por resistirem melhor a choques e vibrações, a necessidade de comprar lâmpadas LED devido a quebras é muito menor.
Quando é que os automóveis elétricos passam a inspeção?
Os prazos de aprovação da inspeção para os automóveis elétricos são exatamente os mesmos que se aplicam aos restantes automóveis, quer sejam modelos híbridos, 100% elétricos ou de combustão.
Neste sentido, os prazos legais são de 4 anos a partir da data de matrícula e, posteriormente, de 2 em 2 anos até completarem 10 anos de idade.
Neste ponto, lembramos que a não comparência à inspeção dentro do prazo legal estabelecido pode implicar coimas até 300 euros. No entanto, tal não implica a perda de pontos.
Quanto custa um carregador para veículos elétricos?
O preço dos carregadores de carros elétricos depende de diferentes fatores que têm um impacto direto no custo final. O primeiro fator a ter em conta está relacionado com a potência de carregamento, existindo carregadores com diferentes potências (de 2 kW a 350 kW). O segundo fator está relacionado com o tipo de carregador: caixa de parede para a casa ou garagem privada, carregador público na rua ou na garagem comum, etc. O custo será igualmente influenciado pelo preço e pelo tipo de carregamento possível: rápido ou ultrarrápido.
A título indicativo, um carregador doméstico pode custar entre 900 e 1500 euros, com uma média de 1200 euros, embora possa encontrar modelos de baixo custo por 700 euros e modelos topo de gama por 1700 euros. Para o carregamento ultrarrápido, o custo pode ir até 54.000 - 80.000 euros (aparelhos com potência entre 150 - 350 kW) e entre 26.000 - 40.000 euros (aparelhos com potência entre 60 - 150 kW).
Pode ser instalado um carregador de carro elétrico numa garagem comum?
A primeira consideração importante que deve ter em conta é que a instalação de um carregador de veículos elétricos em garagens comuns não significa que possa utilizar a eletricidade comum.
Dito isto, a instalação de um carregador de carro elétrico na garagem comum é permitida por lei, bastando avisar a comunidade de proprietários, ao fim de 30 dias pode proceder à instalação do carregador.
Em conformidade com o acima exposto, Lei n.º 8/2022 da Lei da Propriedade Horizontal estabelece que a simples notificação prévia à comunidade será suficiente para proceder à instalação de um ponto de carregamento de veículos elétricos para uso privado numa garagem comum. Para tal, a instalação deve ser efetuada num lugar de estacionamento individual na garagem e tanto o custo como o consumo de eletricidade serão suportados pela pessoa interessada em tal trabalho.