Para que serve o quadro elétrico?
O quadro elétrico de uma casa ou de um local serve para distribuir e controlar a energia elétrica da sua instalação de iluminação, a fim de minimizar o risco de sobrecarga e evitar assim a ocorrência de curto-circuitos.
Para onde ligar em caso de corte de luz devido a uma avaria?
Se a sua luz for cortada devido a uma avaria, deve telefonar para o número de telefone de avaria da sua empresa de distribuição, que normalmente aparece na sua fatura, já que este é gratuito.
Qual é a diferença entre o IGA e o ICP?
O ICP ou Interruptor de Controlo de Potência é responsável pelo corte do fornecimento de eletricidade quando é solicitada mais potência do que a contratada com a companhia de eletricidade. Por outro lado, o IGA ou Interruptor Geral Automático cortará o fornecimento de eletricidade a todo o edifício no caso de um pico de potência que exceda a potência máxima permitida pela instalação, razão pela qual é um elemento de segurança importante para evitar curto-circuitos e danos.
Como posso saber se há uma falha de energia na minha zona?
Se tiver dúvidas sobre se a falha de energia ocorreu apenas na sua casa ou se também afeta o resto do edifício ou do bairro, a primeira coisa a fazer é localizar a extensão do problema.
Uma forma simples de o saber é verificar se há luz nas zonas comuns do seu edifício (corredores, escadas, etc.) ou sair para a rua para avaliar se o apagão afeta apenas o seu bloco de apartamentos ou se parte do bairro também ficou sem luz. Se tudo estiver bem, é muito provável que a avaria esteja localizada apenas na instalação elétrica da sua casa.
Em todo o caso, outra forma rápida e fácil de saber se há um incidente ou uma falha de energia programado na sua zona é contactar o número de telefone de incidentes da empresa de distribuição de eletricidade da sua zona. Algumas empresas permitem mesmo fazer esta consulta através da sua página web.
Qual é a diferença entre baixa, média e alta tensão?
Se está a perguntar-se qual é a diferença entre eletricidade de baixa, média e alta tensão, a resposta é muito simples e tem sobretudo a ver com a voltagem. Mas talvez fosse mais correto ampliar a frase anterior para concluir que diferem na quantidade de voltagem que fornecem, já que correspondem a finalidades muito diferentes.
Assim, a alta tensão transporta a energia das centrais elétricas para as subestações transformadoras, a média tensão vai das subestações para os bancos de transformadores e a baixa tensão é a que vai para a iluminação pública, para as casas e para as empresas.
Quando é que o certificado de instalação elétrica é necessário?
Quer a sua casa seja nova ou usada, o CIE (Certificado de Instalação Elétrica) é um documento obrigatório que deve possuir.
Graças a este documento, poderá certificar que a sua instalação elétrica é segura e está em conformidade com todos os regulamentos e requisitos técnicos legais.
Existem 4 situações em que a apresentação do boletim elétrico será necessária:
Se quiser registar a sua luz.
Se quiser contratar mais potência.
Se tiver de efetuar alterações ao seu contrato e o seu boletim tiver mais de 20 anos (ambas as condições devem ser cumpridas).
Se pretender mudar de uma instalação monofásica para uma instalação trifásica.
O que acontece se houver um erro no meu contador da luz?
A primeira medida que deve tomar quando deteta um possível erro no seu contador da luz é contactar a empresa de distribuição que lhe está atribuída. Com a sua notificação, a empresa abrirá um processo no qual registará a ocorrência e o informará dos passos a seguir.
Se o problema persistir, outra opção é consultar um eletricista que detetará as causas do erro, bem como a forma de o resolver.
Não se esqueça que um erro no seu contador de luz pode resultar numa cobrança que não corresponde à sua fatura de eletricidade. Este erro pode resultar num pagamento a mais ou num pagamento a menos que será aplicado quando o problema for resolvido. Em qualquer dos casos, é do seu interesse que o seu contador esteja a funcionar corretamente para evitar situações indesejadas ou complicações.