Perguntas frequentes sobre pagamentos e faturas de luz


Resolva as suas dúvidas sobre pagamentos e faturas de luz

Com que frequência chega a fatura da luz?

A fatura da luz pode chegar mensalmente ou bimestralmente (de dois em dois meses), dependendo da sua companhia de eletricidade. Se o seu contrato for no mercado regulado e tiver um contador inteligente, receberá a fatura todos os meses, e se estiver no mercado livre, a frequência dependerá da tarifa que tiver contratado.

Como posso pagar a minha fatura de luz?

O método mais comum de pagamento da fatura da luz é por débito direto. No entanto, muitas companhias de eletricidade oferecem hoje em dia aos seus utilizadores outros métodos de pagamento, como o pagamento online por cartão, MB WAY, transferência ou mesmo pagamentos em dinheiro nas caixas multibanco e agências bancárias.

Como pagar a luz por telefone?

Atualmente, as companhias de luz oferecem várias formas de pagamento das suas contas, incluindo a possibilidade de pagar a sua conta de luz por telefone. Todas as companhias de eletricidade dispõem de números gratuitos para este procedimento, para o qual lhe serão solicitados os dados da fatura a pagar e os dados do cartão bancário a utilizar para efetuar o pagamento.

A luz pode ser cortada por falta de pagamento?

Sim, a sua luz pode ser cortada por falta de pagamento de uma fatura.

Se a fatura de eletricidade não for paga no prazo de 20 dias úteis após a data limite de pagamento, a companhia de eletricidade pode cortar o fornecimento da mesma. No entanto, antes do corte, a companhia deve enviar-lhe um pré-aviso.

Os casos em que o fornecimento de eletricidade pode ser cortado são os seguintes:

  • Falta de pagamento de faturas

  • Impedimento de acesso ao contador

  • Casos fortuitos ou de força maior

  • Razões de segurança ou serviço

  • Cedência de energia elétrica a terceiros

  • Procedimento fraudulento

Importante destacar que se é um cliente que contratou energia de Baixa Tensão Normal, o corte de energia elétrica não pode acontecer às sextas-feiras, vésperas de feriados, feriados ou ao fim de semana.

Após o pagamento ou a assinatura de um acordo de pagamento, a energia deve ser restabelecida até 12 horas para consumidores com potência contratada de até 41,4 kVA. Caso já tenha um contador inteligente e este esteja integrado numa rede inteligente, o prazo de restabelecimento é de 6 horas.